Geral
16/05/2013 10:33 - Alta no preço dos alimentos ajudou a reduzir negócios
O aumento dos preços dos alimentos nos supermercados foi apontado pelo presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pelizzaro Junior, como um dos fatores que contribuíram para a ligeira queda no volume das vendas em março.
No confronto com fevereiro, as vendas do comércio restrito recuaram 0,10%, segundo divulgou nesta manhã o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados do comércio restrito, que desconsideram as vendas de veículos e material de construção, têm como principal agregado o setor de hiper e supermercados, intensivos no comércio de alimentos e bebidas. Com o aumento dos preços destes produtos em março - de 1,14% em média, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - o consumidor pode ter reduzido o volume de suas compras.
Isso teria contribuído, em grande monta, para a queda de 2,1% das vendas do setor na comparação com fevereiro. "A inflação corrói o poder de compra do consumidor, o que é facilmente percebido no volume de vendas", avalia Pellizzaro Junior. No entanto, para o presidente da CNDL, apesar de a inflação estar oscilando perto do teto da meta deste ano (6,5%) não há, por enquanto, razão para preocupação. Ainda assim, de acordo com o executivo, as autoridades monetárias devem se manter vigilantes.
Além da inflação dos alimentos em março, que já era conhecida, também contribuiu para a queda das vendas no varejo alguns fatores sazonais.
De acordo com Pellizaro Junior, a retração de 2,9% nas vendas no segmento de livros, jornais e papelaria é um resultante do término do período sazonal marcado pelas voltas às aulas. "O setor de papelaria cresce muito em janeiro e fevereiro por causa das grandes compras de materiais escolares. Acabado este período, é normal que as vendas caiam", pondera Pellizzaro Junior.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria