Geral
15/05/2013 10:56 - Cresce presença de brasileiras no mercado de licenciamento
A internet e a lei que exige conteúdo nacional nos canais pagos de TV estão alavancando a participação -ainda tímida- das marcas brasileiras no setor de licenciamento, de acordo com a Abral (associação do setor).
Das 600 marcas e personagens exploradas no país hoje, 25% são nacionais. "Esse número deve chegar a 30% em um ano", diz Marici Ferreira, presidente da entidade.
A Galinha Pintadinha, fenômeno entre crianças que surgiu no You Tube, é o principal exemplo dessa proliferação brasileira.
"Antes só uma empresa grande, como a Disney, [conseguia comercializar suas marcas com terceiros]", diz David Diesendruck, diretor da Redibra, proprietária da Galinha Pintadinha.
"Agora, qualquer pessoa disponibiliza conteúdo on-line e abre oportunidade para vender outros produtos."
Em relação à lei de conteúdo nacional, Diesendruck é cauteloso: "No médio prazo, deve ajudar as brasileiras".
Ferreira é mais otimista. "Ela incentiva a criação de desenhos brasileiros [a serem explorados]", afirma.
A Supermarcas, responsável pelo licenciamento no Brasil de grifes como BMW e Ray Charles, fechou com a Warner Music para trabalhar nomes de cantores nacionais.
"Hoje, 90% das nossas marcas são internacionais. Em três anos, 30% devem ser brasileiras", diz Moacir Galbinski, presidente da empresa.
"Também há espaço no país para licenciar extensões de marcas. Uma empresa de jeans, por exemplo, que cria uma linha de cosméticos."
Veículo: Folha de S.Paulo
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria