Geral
14/05/2013 10:15 - O Arroz Vitaminado chega aos supermercados brasileiros através da Urbano
Com tecnologia das Instituições sem fins lucrativos internacionais PATH e GAIN e produzido pela Urbano Agroindustrial, o arroz vitaminado visa combater a desnutrição de micronutrientes dos brasileiros
A Urbano Agroindustrial, terceira maior beneficiadora de arroz e feijão do Brasil, está lançando o Arroz Vitaminado Urbano, que enriquecido com vitaminas B1 (Tiamina), B9 (Ácido Fólico) e minerais Ferro e Zinco, supre, aproximadamente, 1/3 das necessidades diárias destes micronutrientes para adultos, quando consumido uma porção de 50 g.
Os grãos com o mesmo formato, cor e tamanho do arroz tradicional são reconstituídos de uma combinação de farinha de arroz, micronutrientes selecionados e ingredientes protetores dos micronutrientes. Ou seja, um arroz 100% natural, com mais vitaminas, mais saudável, sem adoção de processos químicos, com o mesmo sabor e modo de preparo.
Segundo análise de 35 estudos científicos publicados, estima-se que no Brasil a prevalência de anemia em crianças atinge níveis superiores a 40%. A fome oculta, caracterizada pela falta de vitaminas e minerais essenciais, pode comprometer o sistema imunológico das crianças, bem como o seu desenvolvimento físico e cognitivo durante a formação nos primeiros anos. Os Estados Unidos e a Europa fortificam alimentos básicos desde os anos 1920, a fim de garantir que a população receba os micronutrientes necessários para uma boa saúde. Hoje, os governos de mais de 50 países utilizam a fortificação de alimentos básicos. Antes do advento da tecnologia Ultra Rice, no entanto, não existia uma forma prática de fortificar o arroz.
O diretor comercial da Urbano, Renato Franzner, destaca que "o arroz é o alimento base da população brasileira, e a fortificação deste grão contribui para a mais rápida disseminação dos micronutrientes, já que não requer a necessidade de mudança dos hábitos alimentares e está presente diariamente na mesa dos brasileiros. Lançamos o produto com característica social, reduzindo a margem de lucro na indústria e sugerindo que seja assim também nos pontos de venda".
A embalagem do Arroz Urbano Vitaminado segue a mesma linha de comunicação da marca, com ênfase para as vitaminas e minerais aplicados em sua composição. O produto é o primeiro a receber o selo de qualidade da categoria Vitaminado, conferido pela Universidade Federal de Viçosa através de um processo criterioso que verifica tanto a qualidade da produção do arroz fortificado como a presença dos micronutrientes em suas devidas dosagens no produto. O Arroz Urbano Vitaminado será comercializado em embalagens de 1 kg e 5 kg, nas versões branco e parboilizado.
Tecnologia do Arroz Fortificado
A tecnologia do Ultra Rice foi desenvolvida pela Bon Dente International e transferida em 1997 para a PATH, que em parceria com a GAIN, promove a fortificação de alimentos básicos em diversos países. No Brasil, a transferência da tecnologia foi realizada para a Urbano, que assumiu o compromisso de manter o preço baixo, garantindo o acesso a todos.
Sobre a Urbano
Fundada em 1960, a Urbano Agroindustrial é uma das três maiores empresas de arroz e feijão do Brasil, consolidando-se entre as maiores e mais importantes empresas de alimentos do país. Com sede em Jaraguá do Sul/SC, possui filiais nas cidades de São Gabriel/RS, Meleiro/SC, Sinop/MT, Pouso Redondo/SC, Cabo de Santo Agostinho/PE, Guarulhos/SP, Ponta Grossa/PR, Várzea Grande/MT, Gaspar/SC e Joinville/SC.
São mais de 110 mil m² de área construída e empregando mais de 900 colaboradores diretos. Com tecnologia de última geração, suas unidades podem produzir mais de 50 mil toneladas de alimentos por mês e armazenar mais de 350 mil toneladas de arroz em casca e feijão.
Os produtos da marca chegam às mesas dos brasileiros com as marcas Urbano, Tio Urbano e Super Máximo, entre outras.
Sobre a PATH
A PATH é uma organização internacional sem fins lucrativos que transforma a saúde global através da inovação. Atuamos com um enfoque empreendedor no desenvolvimento e distribuição de soluções de alto impacto e baixo custo, desde vacinas e dispositivos que salvam vidas até programas em colaboração com as comunidades. Através do nosso trabalho em mais de 70 países, a PATH e nossos parceiros empoderamos as pessoas para atingirem seu pleno potencial.
A PATH está trabalhando com parceiros no Brasil para ampliar o acesso do consumidor brasileiro ao arroz fortificado, contribuindo assim para a saúde e nutrição da população como um todo. A PATH desenvolveu uma tecnologia eficaz e de baixo custo para enriquecer o arroz que preserva os nutrientes mesmo quando o arroz é lavado e deixado de molho antes do cozimento. Essa tecnologia, denominada Ultra Rice, já está sendo utilizada com sucesso na Índia, Colômbia, Mali, Burundi e Camboja, bem como no Brasil. A PATH está ajudando a construir uma cadeia de produção e distribuição do arroz fortificado através de arrozeiras, varejistas e canais do setor público.
Para mais informações, visite www.path.org.
Sobre a GAIN
A Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN) é uma Aliança Global para a melhoria da alimentação guiada pela visão de um mundo livre da desnutrição. Criada em 2002 numa Sessão Especial sobre a Criança na Assembleia Geral da ONU, a GAIN apoia parcerias público-privadas para ampliar o acesso aos nutrientes que porventura possam estar presentes em quantidade reduzida na dieta da população.
Para mais informações, visite www.gainhealth.org.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Urbano
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria