Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

14/05/2013 08:51 - Preço do importado é mais atraente para lojistas

Dada a crescente presença dos itens importados no mercado nacional e os impactos que tais produtos representam para as relações comerciais, a Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas) realizou Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista sobre o assunto. Para o consumidor, a qualidade é a principal vantagem na aquisição de uma mercadoria fabricada em outro país. Já para o empresário deste setor, os preços competitivos são os maiores atrativos.

A pesquisa consultou 300 empresários no período de 8 a 12 de abril e levou em consideração a descrição das empresas, a presença/ausência de produtos importados, as vantagens dos produtos vindos do exterior e a preferência pelos itens. "Juntamente com a área de Comércio Exterior da entidade, queríamos entender o comportamento do comércio varejista, principalmente no que se refere às micro e pequenas empresas quanto à importação", explica o economista da Fecomércio, Gabriel de Andrade Ivo.

Segundo o estudo, os empresários acreditam que a principal vantagem em se comercializar produtos importados para os consumidores está na qualidade (48,4%), no preço (35,8%) e na garantia de um mix de produtos diversificados (11,6%).

Já para o próprio negócio, a principal vantagem em se vender produtos vindos de outros países diz respeito aos preços competitivos (34,1%), ao fato de oferecer um mix de produtos diversificados aos clientes (24,7%), aos produtos terem melhor qualidade (22,4%) e à maior rentabilidade de lucros (10,6%).


Segmento - Grande parte das empresas entrevistas pertence aos segmentos de vestuários (32%) e calçados (21,3%), representando 53,3% das empresas pesquisadas. Com menor representatividade apareceram as lojas de esportes e óticas com 5,3% das respostas e de joias e acessórios, com 5%.

Porém, ainda segundo o estudo, a maioria delas não vende produtos importados em suas lojas (63,4%), o que, conforme Ivo, foi uma surpresa entre os resultados. "Foi uma das questões que mais chamaram a atenção", diz.

A principal justificativa, com 52,8% das respostas, foi o fato de a empresa possuir marca própria. Também foram citados como motivos para a não comercialização de produtos importados a falta de demanda (17,6%) e a falta de interesse (14,1%).

Já entre os 36,6% que vendem produtos fabricados no exterior, a freqüência de vendas ocorre diariamente para 58%. Para 25%, freqüentemente e para 14%, raramente. Além disso, a maior parte dos produtos importados e comercializados no comércio varejista abrangido nesta pesquisa é oriundo da China (50,9%). Em seguida estão os itens vindos dos Estados Unidos (14,7%), Itália (13,8%) e Alemanha (4,3%).

O economista da Fecomércio destaca ainda que quando questionados sobre a participação em feiras e rodadas de negócios, a fim de prospectar fornecedores internacionais, a maioria (87,1%) afirmou não participar. "Além de não ter essa cultura, o comerciante mineiro ainda enxerga o comércio exterior como um problema, até mesmo pela burocracia envolvida no processo", analisa.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>