Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

13/05/2013 11:23 - Experiência na hora da compra é mais valorizada

O tempo passou a ser uma das moedas de troca mais valorizadas no ato de comprar, ao lado do velho e bom preço baixo. Segundo a vice-presidente mundial da Nielsen, Jeanne Danubio, o varejo deve apostar em inovação para criar uma experiência de compra que atenda os novos consumidores globais, moldados pelos vetores de expansão mundial: pertencem à crescente classe média, estão vivendo mais, são mulheres com mais oportunidades de experimentação e adeptos da inovação.

Os varejistas devem antecipar os anseios dos clientes atendendo às necessidades básicas de custo-benefício, variedade, conveniência e qualidade na experiência da compra. "Para criar fidelidade é preciso desenvolver estratégicas sobre esses quatro pilares", diz.

Para consolidar o custo-benefício, além de preços baixos, contribuem estratégias como marcas próprias, programas de fidelidade e promoções. A variedade se apoia em melhoria de sortimento, produtos frescos, alimentos preparados, conveniência, checkout rápido e perfil one-stop-shopping (tudo em um lugar), enquanto a experiência de compra positiva exige ambiente limpo, facilidade para encontrar produtos e informações, serviços inovadores e funcionários dispostos a ajudar.

"Para compradores da América Latina, a proximidade e a relação custo-benefício são cruciais", aponta Jeanne. Segundo ela, esse é um dos motivos do crescimento das marcas próprias na região - no Brasil, apesar de incipientes, já representam 16% do mercado de bens de consumo. "Construir marca própria ajuda a fidelizar o cliente". Outro item de destaque para a fidelização é a personalização, que pode ser ampliada pelos meios digitais, com ofertas exclusivas de acordo com o perfil de compra, envio de cupons ou aplicativos para dispositivos móveis.

Os "atacarejos" são uma outra faceta da busca por melhor custo-benefício. "O aumento real de vendas deste canal em 2012 no Brasil foi superior a 16%, com economia de até 12% no preço final das compras", diz a executiva.

Para a especialista em comportamento de consumidor Fátima Merlin, os supermercadistas precisam tornar o momento de compra mais prazeroso para mitigar o cansaço relacionado ao processo de compras. "É importante desenvolver ações que otimizem o tempo", afirma. Além disso, propor algo diferenciado no relacionamento com os clientes, como a criação de serviços ou áreas de convívio, também despertará uma confortante sensação de que tem alguém que se preocupa com eles. "É preciso estabelecer uma conexão emocional com o cliente", defende.

Fátima destaca o foco nos recursos humanos, já que o serviço depende basicamente de pessoas. Investir numa equipe qualificada que transmita imagem de conhecimento e confiança facilita o processo de compra.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>