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13/05/2013 10:57 - Alpargatas prevê receita maior com nova fábrica
Com o início da operação de uma nova fábrica de Havaianas em Montes Claros (MG), na próxima semana, a Alpargatas vai melhorar sua performance em receita no segundo semestre, disse Márcio Utsch, presidente da empresa, ao Valor.
A companhia tem outras duas fábricas de sandálias, ambas no Nordeste. A unidade de Montes Claros, que demandou desembolso total de R$ 250 milhões, foi construída para sanar o problema de restrição de capacidade que vem prejudicando as vendas Alpargatas desde o ano passado.
A fabricante encerrou o primeiro trimestre com um dos mais baixos volumes de estoques de sandálias dos últimos cinco trimestres, no Brasil. "Só não vendemos mais porque não conseguimos atender todos os pedidos", afirmou Utsch.
A fábrica nova começa a funcionar no dia 20, em caráter experimental, e deve atingir sua plena capacidade num prazo de três meses, de acordo com o executivo. A unidade tem potencial para produzir 350 milhões de pares ao ano.
No primeiro trimestre, a empresa apurou lucro líquido de R$ 92,3 milhões, alta de mais de 18%. Na mesma comparação, a receita líquida cresceu 17,9%, para quase R$ 765 milhões em relação a um ano antes.
Antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda), o lucro somou R$ 122,8 milhões, montante 15,3% superior ao de um ano antes.
A margem bruta e o Ebitda se mantiveram praticamente estáveis em relação ao mesmo período de 2012, desempenho que Utsch considerou "excelente", uma vez que o ambiente de negócios está "mais difícil".
De acordo com o executivo, três fatores pesaram contra a empresa: inflação alta de serviços, preço da borracha mais elevado do que no mesmo trimestre do ano passado e pressão do câmbio no preço dos itens importados.
No entanto, disse Utsch, a Alpargatas conseguiu compensar as adversidades com bons resultados dos seus projetos de gestão de custos e despesas fixas.
Para Utsch, as pressões inflacionárias no país estão pesando no bolso do consumidor, mas não estão se refletindo nas vendas dos produtos da Alpargatas. "Não estamos com problema de demanda e não acreditamos que vamos ter", afirmou.
O desempenho da companhia no mercado internacional, no entanto, foi melhor do que no Brasil no primeiro trimestre. A receita líquida doméstica da Alpargatas cresceu 13%, para R$ 522,6 milhões. A receita com exportações e vendas das subsidiárias da Europa e Estados Unidos, por sua vez, aumentou 72,6%, para R$ 132,7 milhões.
"Diferente de muitas empresas de consumo, a Alpargatas tem obtido um crescimento excepcional na Europa", disse Utsch.
Na Argentina, a Alpargatas teve receita líquida de R$ 109,6 milhões, a mesma de um ano antes.
Veículo: Valor Econômico
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