Geral
08/05/2013 11:41 - Epoch, do Japão, abre filial no país
A fabricante japonesa de brinquedos Epoch acaba de assumir a importação e a distribuição de seus produtos no Brasil. Para isso, abriu um escritório em São Paulo e há seis meses encerrou o contrato com o distribuidor local. A empresa vende seus produtos no Brasil desde 2010. Agora, a Epoch planeja expandir as vendas para os grandes varejistas do país e chegar a 700 pontos de venda até o fim do ano. Em três anos, a meta é estar em 1,6 mil pontos de venda.
Michihiro Maeda, presidente da Epoch, diz que a nova operação dará mais visibilidade aos produtos da companhia, que antes ficavam escondidos nas prateleiras das lojas. Segundo ele, assumir a distribuição é crucial para trabalhar de maneira mais intensa a negociação com o varejo. A ideia é ampliar a venda da linha Sylvanian Families - bonecos em forma de animais -, a mais popular da companhia, distribuída em 40 países.
A empresa trabalha com quatro tipos de brinquedos no Japão - jogos eletrônicos, de cartas e acessórios para meninas, além dos bonecos em forma de animais -, mas no Brasil comercializa apenas a Sylvanian Families. A linha é produzida na China, onde a Epoch tem duas fábricas.
Apesar dos custos de importação para o mercado brasileiro, Maeda diz que vale a pena manter o sistema de produção na China. O brinquedo chega a custar até 50% mais caro aqui, em razão da carga tributária. Maeda não descarta a possibilidade de, um dia, fabricar no país. "Tudo vai depender do desempenho da marca nos próximos anos", afirma.
Para montar o projeto aqui, a Epoch vai desembolsar R$ 10 milhões nos próximos três anos. A meta é crescer 50% ao ano. Até dezembro, a companhia deve ter 21 funcionários no país, incluindo equipe de vendedores. A logística será terceirizada.
A filial brasileira vai apostar no formato mais barato da linha: embalagens com menos matéria-prima, de papelão a plástico, e em versões mais simples (três bonecos, por exemplo, em vez de caixa maior, com cinco). "Este é o nosso formato de baixo custo, que usamos nos países em desenvolvimento. No Japão, o consumidor prefere o formato mais caro", diz Maeda. O site do Walmart vende brinquedos da linha Sylvanian Families a partir de R$ 20.
A Epoch registrou faturamento global de US$ 250 milhões em 2011. O Brasil corresponde a apenas "1% ou 2% do faturamento", segundo Maeda. O principal mercado do grupo é o Reino Unido. Lá, a Epoch já tem filial, assim como na França, nos Estados Unidos, na Rússia, China e Cingapura.
Maeda diz que o setor de brinquedos no Japão está estabilizado. A categoria enfrentou concorrência pesada e perda de mercado durante os anos 80, com o boom dos videogames. "Agora, as crianças já crescem com tablets e smartphones, e a tecnologia não é novidade. Elas se voltam para os brinquedos tradicionais."
No Brasil, o setor de brinquedos faturou R$ 3,87 bilhões em 2012, aumento de 12% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). A produção nacional representou 52% desse montante, e os restante (R$ 1,86 bilhão) foi de brinquedos importados. A estimativa da Abrinq é que o faturamento avance 11% em 2013.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria