Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/05/2013 11:21 - TNT investe em busca de comprador

Enquanto aguarda a definição de um comprador para a operação doméstica brasileira, a TNT Brasil, filial do grupo holandês de transporte aéreo de cargas, arruma a casa para torná-la mais atrativa a potenciais investidores. A operação de remessas internacionais, TNT Express, permanecerá no país. A empresa investe um total de € 8,3 milhões de recursos próprios na ampliação de sua área de armazenagem na região Nordeste, onde há mais potencial de crescimento.

Os recursos também serão usados para contratação de pessoal e aumento de segurança nos armazéns. "A operação brasileira é como se fosse uma casa de praia. Não posso deixar de fazer manutenção, de pintá-la, de ter o caseiro, arrumar a piscina. É o que estamos fazendo, investindo para torná-la mais atrativa", disse o diretor corporativo da TNT, Cristiano Koga.

A TNT tem duas entidades jurídicas distintas no Brasil. A TNT Express cuida do envio expresso de remessas aéreas internacionais. A TNT Mercúrio é a operação doméstica e que está à venda.

Segundo Koga, o Nordeste foi escolhido porque, além de altas taxas de expansão no segmento de entregas expressas, a recuperação judicial de uma das maiores transportadoras locais, a Ramos, com receita de cerca de R$ 400 milhões, deixou parte do mercado desatendido. Essa empresa decretou seu estado de insolvência em agosto de 2012.

A TNT vai ampliar em 23% a área de sete armazéns no Nordeste, onde conta com 17 filiais. De 30,4 mil m2 em 2012 para 37,4 mil m2 neste ano. Do volume mensal de 1 milhão de entregas que a TNT faz, o Nordeste responde por 30%.

A decisão de vender a operação doméstica brasileira foi comunicada em fevereiro. Foi quando a TNT, uma das maiores do mundo no transporte expresso aéreo de cargas, divulgou prejuízo líquido de € 81 milhões e receita líquida de € 7,3 bilhões em 2012. Também divulgou a decisão de vender as operações domésticas em países emergentes. Além do Brasil, Índia e China foram sacrificadas.

A TNT global também tem um programa anual de corte de custos de € 100 milhões. Esses planos foram anunciados após a americana UPS ter desistido da compra da TNT, por US$ 6,8 bilhões, em janeiro. Nessa época, a UPS comunicou a sua desistência diante da perspectiva de que a Comissão Europeia vetasse o negócio, o que acabou efetivamente acontecendo.

Koga contou que a decisão da matriz foi a de dar prioridade à operação de transporte expresso de cargas aéreas dentro da Europa. As operação da Índia e da China já foram negociadas. No Brasil, o processo está "em fase embrionária", acrescentou o executivo, que afirmou não ter informações sobre potenciais interessados.

A TNT decidiu investir com mais ênfase no Brasil a partir de 2005, quando comprou a Mercúrio, do Rio Grande do Sul. Dois anos depois, foi a vez da Expresso Araçatuba, do interior paulista. Estima-se no mercado que as duas negociações custaram em torno de € 200 milhões para o grupo holandês.

"A estratégia da TNT naquele momento foi investir nos mercados domésticos de países emergentes, Índia, China e Brasil", disse Koga. Antes das duas aquisições, a filial brasileira da TNT tinha 250 funcionários. Passou a contar com 8 mil empregados, 128 filiais, 4,5 mil veículos terrestres, incluindo terceirizados. O transporte aéreo é feito por meio dos compartimentos de carga dos aviões de companhias de voos regulares, pois a TNT não tem frota própria no Brasil.

No mercado internacional, analistas viram com estranheza a decisão da TNT de vender a operação brasileira. No primeiro trimestre, a TNT Brasil melhorou seu resultado financeiro. A filial divulgou redução de prejuízo líquido de 46%, para € 13 milhões na comparação anual. A receita líquida foi de € 71 milhões, recuo de 5,3% ante o primeiro trimestre de 2012. Se fossem excluídos itens como efeito cambial, o resultado teria mostrado alta de 6,7%, para € 80 milhões.

A operação brasileira conseguiu, ainda, reduzir em 13% os custos no primeiro trimestre, ante igual período de 2012, para € 81 milhões. "No ano de 2013 poderemos ficar no azul", disse Koga.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>