Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

02/05/2013 10:20 - Classe C: expansão impulsiona comércio em bairros populares

Em passagem por bairros populares  de Salvador, como Brotas, Itapuã, Cajazeiras e Cabula, tropeçamos em cada esquina com lojas de confecções, padarias, mercadinhos, lanchonetes e uma enorme variedade de pequenos empreendimentos capazes de suprir a maior  parte das necessidades dos moradores. O chamado negócio de bairro cresce junto com a classe C, que chega a 53% da população brasileira. Características como necessidade de poucos funcionários e baixo investimento inicial fazem deste tipo de empreendimento um mercado atraente para iniciantes.

Com o sonho de ser o próprio patrão, pouca experiência e nenhuma pesquisa de campo, Jônatas de Jesus abriu há 4 anos a Pouco Dindim Materiais de Construção. Morador de São Cristóvão, a principal condição para a empreitada era que o ponto comercial fosse no bairro. "O empresário trabalha muito e por isso  vive muito só, então este contato com os clientes do  bairro é importante. Aqui acaba sendo o meu círculo social, conheço bem os meus clientes", revela o empreendedor.
 
Segundo dados da Secretaria de Assuntos Estratégicos  do Governo Federal (SAE), na última década 25 milhões de pessoas deixaram a linha da pobreza para engrossar a chamada classe média, composta por famílias com renda mensal per capita entre R$ 291 e R$ 1.019. Com a ascensão e a criação de cerca de 15 milhões de postos de trabalho, esse estrato social vê seu potencial de consumo em crescimento. Os bairros populares são a melhor via para tirar proveito deste cenário. 

Populosos e geralmente de grande extensão territorial, os bairros populares detêm boa parte dos pequenos negócios das cidades brasileiras. Além disso, têm uma população bastante heterogênea, como é típico na nova classe média. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) não dispõe de uma pesquisa  estatística dos empreendimentos por bairro, mas  levantou  as localidades com maior concentração de micro e pequenas empresas e chegou a um roteiro para o programa Negócio a Negócio, de auxílio aos negócios de bairro.

O foco do programa do Sebrae está nas seguintes localidades, classificadas como bairros empreendedores: Brotas, Cabula, Cajazeiras, Itapuã, Itapagipe, Liberdade, Pau Miúdo, Pau da Lima, Paripe e Pernambués. A ação consiste em bater na porta do pequeno empresário e fazer um diagnóstico do seu negócio. Tanto a avaliação como as soluções também são entregues no local, gratuitamente, para facilitar a vida dos empreendedores. Depois, outras visitas são feitas para verificar se as orientações estão sendo bem aplicadas.      

Resultados - Jônatas recebeu uma visita do agente de orientação empresarial do programa e garante que  já começou a ver resultados. Todas as orientações foram adequadas ao tipo de negócio. "Tudo era dúvida, então ele veio e fez um levantamento com perguntas e respostas", relata. O diagnóstico foi que o empresário não tinha conhecimento sobre gestão.

Depois de alguns cursos e de uma "bula" fornecida pelo Sebrae, o comerciante melhorou o atendimento aos clientes e o que considerava seu principal problema. "Fui muito bem orientado sobre estoque,  porque às vezes temos um estoque grande de materiais  que não têm muito giro. Agora sei comprar e estocar melhor", afirma Jônatas. Além disso, os cursos ajudaram a formar uma  rede de contatos.



Veículo: A Tarde - BA

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>