Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

02/05/2013 09:06 - Franqueados apostam na praticidade

No Shopping Estação BH, as franquias representam 26% do total de mix de lojas.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o desempenho do segmento de franquias em 2012 foi 16,2% maior que no ano anterior, com faturamento de cerca de R$ 103 bilhões. Em Minas, o crescimento foi ainda mais expressivo, chegando a 18%, o que mostra o espaço que as franquias vêm conquistando principalmente ao longo dos últimos dez anos.

O número de redes de franquias também cresceu 19,4% de 2011 para 2012, somando 2.426. Com esse crescimento constante, a grande presença das franquias nos shoppings já é uma realidade. No Shopping Estação BH, por exemplo, inaugurado em 2012, hoje são 51 franquias, o que representa 26% do total de lojas em operação.

Fábio Attie possui franquias há 12 anos. Tem uma unidade de O Boticário no Shopping Estação BH, e outras lojas em Belo Horizonte e nas cidades mieniras de Sabará, Ribeirão das Neves e Santa Luzia, na Região Metropolitana da Capital, além de Uberlândia, no Triângulo. Segundo ele, o investimento em franquias vale a pena, uma vez que poupa muito trabalho do investidor em relação à criação e divulgação. "Ao montar uma franquia, já é apresentado o formato pronto e a marca na maioria das vezes já é conhecida nacionalmente", explica.

Sobre o investimento, Attie revela que o retorno total acontece em quatro anos, com 25% a cada ano. Ele ressalta que, em relação ao Estação BH, o retorno tem sido muito bom. "Chegamos até a contratar dois novos funcionários para dar conta das vendas, o que é surpreendente, em função do tamanho da loja."

Com o primeiro investimento em franquia na Chocolates Brasil Cacau, os lojistas Cristiane e Leonardo Saliba também acreditam que o formato pré-formulado é uma grande vantagem. "A Brasil Cacau é uma marca consolidada e aprovada pelo público. Nesse caso, já abrimos a loja sabendo que vamos ter retorno", afirma a empresária. Para ela, o segmento de chocolates chamou a atenção por ser mais prático e fácil de administrar. "Estudei um ano a respeito de franquias, olhei vários tipos e decidi pelo setor de chocolates por ser este um produto que se vende por si só. O cliente vai à loja já sabendo o que quer comprar".

A franqueada também destaca que o ponto em shopping ajuda a atrair consumidores. "Além da segurança, as pessoas já vêm com a intenção de comprar. Nossas vendas de Páscoa foram muito boas e a expectativa é de evolução no desempenho." Seu sócio, Leonardo Saliba, conta que as boas vendas no fim de 2012 e início de 2013 diminuíram o tempo esperado para o retorno do investimento. "A franquia investiu muito em marketing, patrocinando o Big Brother Brasil, e isso nos ajudou muito. Esperamos recuperar tudo o que investimos em dois anos."



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>