Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

29/04/2013 11:04 - Reajuste de preço requer cautela, sob o risco de perda de clientes

Segundo analistas, apesar da alta de custos, pode compensar assumir prejuízo em alguns produtos

Não conhecer bem as despesas também pode fazer empresa não conseguir pagar contas em meio à inflação alta

Em um momento de aumento de custos, empresários devem fazer contas e pesquisar antes de reajustar os preços para o consumidor.

O equilíbrio é delicado: enquanto um reajuste mal conduzido leva à perda de clientes, não conhecer bem os custos do negócio pode fazer com que a empresa não consiga pagar suas contas.

Em 2013, a taxa oficial de inflação subiu e ficou acima da meta estabelecida pelo governo, de 4,5% (com tolerância para dois pontos percentuais para cima ou para baixo). No acumulado dos últimos 12 meses até março, atingiu 6,59%.

O número indica que empresas estão comprando mais caro de seus fornecedores e, por isso, são estimuladas a aumentar os preços.

Mas, antes do repasse, é necessário um levantamento dos valores praticados no mercado e dos custos fixos da empresa.

Segundo Cláudio Gonçalves, economista e professor da Trevisan Escola de Negócios, um aumento de preços feito sem observar a concorrência pode levar a perda de competitividade.

Para Gonçalves, aumentar os preços ficou mais difícil com o surgimento de novas tecnologias:

"Hoje o cliente pode chegar a uma loja e procurar no smartphone o mesmo produto que está na vitrine. Se o preço for muito diferente, você perde o cliente".

Maurício Galhardo, sócio da consultoria Praxis Business, diz que, em alguns casos, compensa até assumir prejuízo em um produto. A condição é que essa perda seja compensada com a atração de clientes para comprar outras mercadorias lucrativas.

Também é possível, diz Galhardo, trabalhar com preços mais altos que a concorrência, oferecendo outros diferenciais para atrair clientes.

Entre eles, o consultor destaca melhor atendimento ou entrega rápida:

"Pesquisar diferentes fornecedores e negociar melhores preços faz parte da estratégia básica para o empresário", diz o consultor do Sebrae-SP Salvador Cerrato.

MUDAR O MENU

Desde que inaugurou o restaurante Mangalô, há três anos, na zona sul de SP, Gustavo Gereissati, 32, fez duas alterações de preço --a mais recente no início de 2013.

Para saber a hora certa de mudar o cardápio, Gereissati diz fazer planilhas para analisar os custos quando sente aumento no valor pago na compra dos ingredientes.

Ele afirma perceber a inflação em seu dia a dia, especialmente nas carnes. Porém evita mudanças frequentes no preço, mesmo quando há elevação de custo sazonal, como peixe antes da Páscoa:

"A gente dá uma segurada. Cliente não absorve mudanças todo dia".

A artesã Loli Colpa, 50, que faz acessórios com material reciclado, diz que colocar o preço correto é a etapa mais difícil de seu trabalho.

"Tento chegar ao preço levando em conta o que pago no material e a hora trabalhada. Mas, como são muitas etapas de trabalho, fica difícil medir o tempo gasto."

Para solucionar a questão, Colpa diz visitar feiras para fazer comparações.



Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>