Geral
29/04/2013 09:49 - Toque brasileiro na garrafa do futuro
Esse que é o maior objetivo do paulistano Fernando Degrossi, desde quando estudava desenho industrial, foi alcançado: sua criação, anunciada no início do mês na Semana de Design de Milão como vencedora do desafio internacional de design e inovação Your Future Bottle, da cervejaria holandesa Heineken, irá estampar as "garrafas do futuro" da companhia, que serão comercializadas em todo o mundo, em edição limitada, no início de 2014.
Para comemorar o aniversário, a Heineken, que garante que "inova há 140 anos" – desde o processo de fabricação de bebidas e criação de embalagens, passando pelo marketing e chegando à comunicação com clientes – apresentou no concurso antigos designs de suas garrafas. A inovação é meta para melhorar os processos e assim "criar a melhor experiência de degustação possível e reunir pessoas", como diz a empresa.
A ideia era desafiar mentes criativas do mundo todo para fazer uma espécie de "remix" do material, de forma a mergulhar no passado da marca para brincar com seu DNA e criar um design novo e original, "voltado para o futuro." Degrossi, que disputou com dois mil concorrentes do mundo todo, chegou ao top 5 de finalistas com duas criações, e venceu com o desenho que mistura logos circulares da marca de cinco décadas diferentes – ao qual incorporou a estrela vermelha, símbolo da Heineken. "(O desafio) Foi um convite para fazer uma viagem pela marca. Acredito que design deva ser baseado em conceitos, e temos que deixar o projeto falar pela marca", ressaltou o designer.
Juízes – Para o chefe de design global da companhia, Mark van Iterson – um dos juízes do concurso junto com especialistas como o designer Joshua Davis, Evan Orensten, do estúdio Cool Hunting, e Mark Dytham, do PechaKucha –, o uso do patrimônio da Heineken no desenho vencedor foi "realmente engenhoso", resultando em uma garrafa icônica e contemporânea.
"Foi um passo audacioso colocar nossa história nas mãos de designers pouco conhecidos, mas a Heineken é uma marca inovadora, e o concurso provou, novamente, que abrir-se para buscar criatividade compensa", destacou.
Viver de suas criações sempre fez parte dos planos de Fernando Degrossi, 33 anos, vencedor do concurso da Heineken, que sempre quis se comunicar pela "linguagem universal das imagens". Hoje, Degrossi é sócio de dois amigos, há mais de dez anos, na agência Unitri – que faz designs "mais sóbrios e estratégicos para o mundo corporativo", conforme explicou, já que 70% de seus clientes são escritórios de advocacia. Mas, para exercitar sua veia criativa, sempre procura participar de concursos nacionais ou internacionais. "É uma forma de ganhar feedback, de tentar melhorar o que faço, de ter contato com pessoas muito boas no que fazem e enriquecer meu repertório", afirmou.
Desenhista desde criança, o paulistano da região do Ibirapuera é enfático ao dizer que "nunca ia" trabalhar nos negócios da família (comerciantes no ramo frigorífico). "Pensei em cursar arquitetura, mas era uma área muito 'de exatas'. Queria algo que envolvesse mais criação, que fosse mais ligado às artes plásticas", disse.
Foi quando decidiu estudar desenho industrial na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). No curso, descobriu sua verdadeira vocação e se especializou em design gráfico, ao constatar que era possível resolver problemas e situações "se comunicando através de imagens."
Veículo: Diário do Comércio - SP
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria