Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

26/04/2013 11:35 - Varejo deve recorrer às novas tecnologias

Apesar das crises dos últimos anos, o crescimento do comércio mundial continua expressivo e a sobrevivência tanto do grande quanto do pequeno varejista depende mais do que nunca de estratégias que visem não só aumentar a produtividade e eficácia em sua gestão como também utilizar ferramentas que antecipem as necessidades dos consumidores. Tudo isso deve ser integrado por um sistema que inclui lojas físicas e todos os recursos do universon online.
 
Por isso, o Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas (GVcev) realizou ontem o seminário "Produtividade e eficácia no varejo", no qual especialistas abordaram estratégias a serem adotadas para enfrentar a competitividade cada vez maior no comércio brasileiro e em escala global.
 
Roberto Matsubayashi, gerente de Inovação e Alianças Estratégicas da GS1 Brasil (antiga Associação Brasileira de Automação), ressaltou que este avanço tecnológico cada vez mais rápido em todo o mundo está provocando mudanças profundas no varejo. Segundo ele, a grande dificuldade que os varejistas brasileiros enfrentam atualmente é escolher sua plataforma de negociações online porque muitos não conseguem definir seu perfil de negócios nem conhecer bem o seu consumidor.
 
Estes dois itens são fundamentais para a escolha dos instrumentos adequados de atendimento e de fidelização dos clientes.
 
Ao mesmo tempo, o gerente da GS1 Brasil afirmou que é necessário um sistema de gestão adequado ao perfil de cada empreendimento e que as ferramentas escolhidas devem auxiliar em todas as etapas de administração, como o relacionamento com os clientes e com os fornecedores, bem como técnicas de logística e uso de ferramentas tecnológicas, como código de barras e de compartilhamento de informações.
 
Comunicação – Outra estratégia essencial, segundo Matsubayashi, é utilizar ao mesmo tempo todos os meios de comunicação com os consumidores. Assim, além das lojas físicas, o varejista deve utilizar sites, redes sociais, mídias móveis para iPhones, todos integrados com padrões de ações compostos da identificação precisa das ofertas de produtos e promoções. A trajetória escolhida, que passa do meio físico para o virtual e vice-versa, deve levar em conta as características e as necessidades dos clientes.
 
Para Claudio Czapski, superintendente da ECR Brasil, a eficiência na gestão do varejo passou por profunda transformação depois que os consumidores tiveram crescimento de renda e mais acesso às informações. Ele lembrou que, há algumas décadas, era a indústria que ditava o ritmo das relações com os consumidores ao criar os produtos esperando que os compradores se adequassem a eles. Atualmente, é o comércio quem trava um melhor relacionamento com os compradores em razão da maior proximidade entre os dois e consegue antecipar seus desejos.
 
Em sua palestra "Viabilizando a eficiência pela colaboração", o executivo ressaltou a necessidade de troca de experiências e estratégias entre os dois canais para que eles possam atender com mais rapidez um público cada vez mais específico e exigente. "O processo para se atingir a colaboração entre todos os membros da cadeia, que vai da indústria até o comércio, é complexo e precisa ser atingido através de ações conjuntas destes dois atores", disse Czapski.
 
Para atingir esta meta, indústria e comércio precisam criar estratégias alinhadas e compartilhar informações, o que ainda é difícil atualmente entre as duas partes, disse Czapski. Além disso, é necessário superar as iniciativas de ação que compreendem apenas o curto prazo e modificar padrões de atuação de equipes e de diferenças de ritmo que existem entre a atuação do varejo, do setor produtivo e dos consumidores, que na sua opinião passaram a exigir produtos com características específicas e serviços eficientes.
 
Perdas – O melhor atendimento e a capacidade de antecipar os desejos dos clientes só podem ser alcançados, segundo o professor da FGV-EAESP, Orlando Cattini, se o varejo conseguir reduzir perdas e eliminar desperdícios. Inicialmente, o empreendedor tem que identificar a origem de suas perdas, que vão além das mais conhecidas (furtos) e incluem fraudes e ineficiência.
 
Cattini ressaltou que dentro das rotinas diárias de trabalho do comerciante de todos os portes é preciso relacionar erros administrativos, falhas na precificação dos produtos, quebras, sobras e obsolescência de estoques. Segundo ele, já existem tecnologias e processos adequados para auxiliar tanto pequenos e grandes empreendedores. Outros recursos para elevar os ganhos em tempo de crescimento da competitividade são o uso de tecnologias de capturas de dados que possam dar ao empresário visão mais profunda dos clientes e de seus produtos e serviços.



Veículo: Diário do Comércio - SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>