Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

25/04/2013 08:38 - Para floriculturas vendas devem ficar estáveis

Os mais otimistas apostam em aumento de 40%.

Faltando pouco mais de duas semanas para o Dia das Mães, as floriculturas da capital mineira já começam a preparar arranjos e cestas especiais para atrair a clientela, em uma época na qual o movimento aumenta tradicionalmente. Apesar de a maioria dos estabelecimentos apostar em estabilidade nas vendas, na comparação com o ano passado, há quem acredite que a variação positiva possa atingir até 40%. Entre os itens mais procurados estão as orquídeas, os tradicionais buquês de rosa e as cestas de café da manhã.

A partir do início da próxima semana, a Sonho Verde, no bairro Planalto, na região Norte da capital, começa a dar mais destaque para as cestas em suas prateleiras e vitrines. Elas incluem de 15 a 18 itens, entre pães, bolos e frutas, sempre combinados com um arranjo de flor. O preço médio é de R$ 120. Além disso, o gerente, Luiz Carlos Santos, enfatiza que as orquídeas, que custam entre R$ 110 e R$ 280, variando conforme a espécie e a sofisticação do arranjo, são também bastante demandadas nessa época.

Santos acredita que, embora o fluxo de clientes aumente frente a um período sem celebrações, não deve ser observado incremento das vendas sobre idêntico período de 2012. Na avaliação dele, as pessoas estão perdendo o hábito de presentear com flores, dando cada vez mais preferência aos eletrônicos, como os tablets e smartphones, além dos eletrodomésticos, roupas, sapatos e cosméticos.

Quem também já começa a diversificar o mix com foco na segunda data mais rentável do ano para o comércio é a Fox Flores, no bairro Caiçara, na região Noroeste. Segundo a proprietária, Viviane Ribeiro, a empresa não investe em lançamentos, mas em produtos como as cestas e chocolates, normalmente disponibilizados aos clientes em períodos específicos. Mesmo com a variedade, ela afirma que a maioria dos consumidores busca o tradicional buquê de rosas, disponível em diferentes cores. A dúzia custa R$ 50.

Ela também não está confiante em um crescimento das vendas em função da data em 2013 ante ao acumulado no último exercício. "Para mim deve ser observada estabilidade. A inflação está avançando, o que deixa as pessoas receosas, com medo de gastar", justifica a empresária.

A Linda Flor, no bairro Cidade Nova, região Nordeste de Belo Horizonte, espera que a celebração consiga aquecer os negócios. Isso porque a proprietária, Lourdes Lemos, observa que, até agora, o movimento é menor frente ao registrado nos primeiros meses de 2012. "O comércio neste ano, de maneira geral, está fraco. Muitas pessoas se endividaram no ano passado e agora têm diversos compromissos financeiros a cumprir", explica.

Portanto, a previsão mais otimista é que as vendas neste Dias das Mães se igualem às do último exercício. Na Linda Flor, as flores mais procuradas para presentear são as orquídeas, cujos valores variam entre R$ 50 e R$ 120. Além delas, os vasos com azaléias, que custam entre R$ 15 e R$ 20, são também bastante requisitados. "Percebo que, em muitos casos, as flores são uma complementação do presente principal", pontua.


Otimismo - Apesar dos aparelhos eletrônicos conquistarem cada vez mais espaço, há quem acredite que, devido ao forte apelo emocional, as flores serão sempre muito procuradas, principalmente em datas comemorativas, como o Dia das Mães. Essa é a opinião da proprietária da Estrada das Flores Floricultura 24 horas, Ana Maria Lima Leite, que fica no bairro Indaiá, na região da Pampulha. Entre as novidades especialmente preparadas para o período estão os arranjos com lírios, gérberas e rosas importadas de outros países, como Equador e Colômbia.

Ela informa que a expectativa é que o volume de vendas neste ano registre alta de 40%, na comparação com 2012. O otimismo está embasado no crescimento do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, quando a empresa registrou expansão superior a 50% dos seus negócios. Na visão da empresária, as flores são o presente com maior valor sentimental. "A verdade é que todas as mulheres gostam de flores. Mesmo as que afirmam não se importar tanto não resistem ao serem presenteadas com um belo arranjo", brinca.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>