Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

23/04/2013 10:58 - As estratégias das pequenas para conquistar supermercados

A concentração de grande fornecedores nas prateleiras dos supermercados tem criado uma espécie de etapa intermediária para o pequeno empresário que busca emplacar seus produtos no grande varejo. Com gôndolas dominadas por não mais que uma dúzia de marcas de presença nacional, o empreendedor aposta no marketing regional ou no desenvolvimento de produtos de nicho para tentar, antes, chamar a atenção do consumidor e, somente depois, negociar um espaço de distribuição nas grandes e médias redes do setor.

E exatamente o que faz Fernando Goppi, que há quatro anos lançou a empresa Salgadinho Jogada, na cidade de Bauru (SP). Com uma linha de 32 produtos entre salgadinhos de trigo e amendoim torrado, o empresário diz que, pelo menos regionalmente, está preparado para colocar seus produtos em, redes como Walmart e Carrefour.

No entanto, para fugir da burocracia que ele diz dificultar a negociação com os varejista, sua estratégia é "ir comendo pelas beiradas". "A burocracia é muito grande, você perde muito tempo tentando. O negócio deles é comprar da Elma Chips, Nestlé e Kraft A nossa ideia é ir chegando aos poucos, tentar entrar nessas redes com calma, mantendo um bom trabalho local", conta.

A empresa de Goppi compra o excedente da produção de fábricas como Dori Alimentos e Santa Helena, empacota os salgadinhos e distribui o produto para cerca de 500 pontos de venda. "Hoje a gente já trabalha com o supermercado, mas o regional, cerca de 200 pontos de venda", diz Goppi, que após um investimento de R$ 3 milhões no negócios, fatura RS 400 mil por mês.

Segundo Ronaldo dos Santos, dono da rede Govabra de supermercados e vice-presidente da principal associação de classe do setor, a Apas, a estratégia de Fernando Coppi é a indicada para marcas novas.
"Não é fácil vender para super mercado. Agora, se você t peque no, tem de se concentrar em sua região, fazer sua marca ficar conhecida localmente primeiro", destaca.

O executivo da Apas também sinaliza a importância de não se precipitar na relação com as grandes redes. Segundo ele, quanto menor a pressa do empresário, melhor. "Para conquistar o comprador, tem de ter algum diferencial no produto. E precisa ter testado isso no varejo antes", explica.
Marisa Vidoz, da marca de alimentos Fhom, sabe disso. Egressa de uma família de supermercadistas da Grande São Paulo, há 20 anos ela montou com o marido um negócio de torradas a batatas fritas na cidade de São Caetano, na região do ABC. Para se destacar da concorrência, sempre investiu em produtos não contemplados no ramo.

Marisa passou a prospectar as redes após dois anos de atividade. "Na época, a gente fazia muita batata palha. As grandes empresas, como Elma Chips e Fritex, não tinham o produto. Conforme crescemos, compramos máquinas melhores e passamos a conversar com os supermercados", lembra a empresária, que hoje fatura R$ 396 mil ao mês, tem um negócio com 55 funcionários e atende redes como Pão de Açúcar e Futurama.



Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>