Geral
09/04/2013 09:52 - Sacolas recicláveis, o mais novo espaço da publicidade
Inspirado na Lei da Cidade Limpa, empresário investe em projeto alternativo de franquias de mídia publicitária
Com formação mercadológica, Salvatore Privitera decidiu abrir um negócio sustentável, embalado pela Lei da Cidade Limpa, criada em 2007. Pensando na carência de mídias regionais, o empresário investiu na criação da Bag-News, um projeto de franquias de publicidade em embalagens, como sacolas e sacos recicláveis. O negócio é destinado a jovens que queiram iniciar a carreira com um empreendimento próprio. Após patentear a ideia, o primeiro piloto de franquia foi inaugurado em 2009.
Entre os principais erros identificados inicialmente, Privitera lembra que a área de atuação não foi planejada com detalhes. “O aprendizado inicial foi o conceito de microrregião. Começamos com uma tiragem muito grande, de 30 mil. Diminuímos a área trabalhada, porque percebemos que a mídia era destinada a serviços que podiam ser obtidos em uma região específica. Com isso, estabelecemos que cada franquia trabalharia com uma microrregião”.
Mais estabilizado, se tornou franqueador em outubro de 2010. A franquia paulistana foi fechada e a aposta eram os franqueadores de cidades com proporções menores. O empresário explica que a estratégia era se estabelecer como negócio em pequenos municípios e voltar a São Paulo depois que a BagNews conseguisse a chancela da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
“A dimensão de São Paulo exigiu que dividíssemos a cidade em um conjunto de bairros. Para montar uma franquia por aqui, o empresário precisa de um esforço de administração enorme e uma estrutura gigantesca”, explica Privitera, afirmando que desde dezembro há uma franquia aberta em Perdizes, na capital.
Para abrir uma franquia do empreendimento o investidor tem que desembolsar R$ 25 mil sem a necessidade de um ponto comercial para ter a sua própria agência que comercializa anúncios em embalagens para empresas que procuram uma mídia alternativa e regional e distribui gratuitamente as sacolas e sacos em estabelecimentos comerciais de sua área.
“As nossas franquias são conhecidas como low cost em função dos preços baixos”, diz o idealizador da BagNews.
Do montante de R$ 25 mil, R$ 12 mil correspondem à taxa de franquia válida por cinco anos. Para a renovação, os proprietários das franquias terão que desembolsar R$ 2 mil. O empresário oferece às empresas um serviço de suporte técnico, que sai por R$ 600,00 mensais.
A soma de todas as operações rende ao proprietário da Bag News R$ 1 milhão por ano. “Nos próximos dois anos, vamos ganhar menos em termos de franquias, mas aumentaremos a rede de franqueados que utilizam o suporte técnico. Ao final deste período, pretendemos dobrar os ganhos”, prevê Privitera.
Ele diz que o grande desafio foi estabelecer o perfil das pessoas que deveriam receber as sacolas já que a distribuição é regional. Para ele, a distribuição dirigida exige um planejamento e um estudo mais complexos.
Após a chancela da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a BagNews já conta com mais de 15 franquias pelo Brasil. Ambicioso, o empresário espera ter pelo menos 9 franquias espalhadas pela cidade de São Paulo até o final de 2013.
Veículo: Brasil Econômico
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria