Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

04/04/2013 09:15 - Coca-Cola gasta com Jogos, mas venda cai

A Coca-Cola, maior fabricante mundial de refrigerantes (em receitas), perdeu participação de mercado no Reino Unido no ano passado, apesar de ter gasto estimados 100 milhões de libras (US$ 151,4 milhões) nos quatro anos que antecederam a Olimpíada de Londres de 2012.

O grupo americano do setor de bebidas não foi o único grande patrocinador internacional que perdeu participação de mercado no ano dos Jogos Olímpicos no Reino Unido. A também americana Procter & Gamble (P&G), fabricante das fraldas Pampers, também sofreu nas mãos financeiramente apertados consumidores britânicos, de acordo com a Bernstein Research.

A queda na participação de mercado apesar do enorme esforço de marketing, coloca um ponto de interrogação quanto à eficácia do patrocínio da Olimpíada. Em pesquisa realizada na época dos jogos, os consumidores identificaram incorretamente o banco HSBC e a varejista Tesco como patrocinadores.

As vendas da Coca-Cola caíram 3,3% em volume no ano passado no mercado britânico, em comparação com 2011, contra um crescimento de 10% da rival Pepsi, de acordo com a Britvic, engarrafadora britânica da Pepsi com ações negociadas em bolsa. A Coca-Cola, engarrafada pela Coca-Cola Enterprises (CCE), é a maior fornecedora de refrigerantes do Reino Unido, com uma participação de mercado de 27,6%. Em valor, as vendas no ano passado cresceram 0,8%, para 1,15 bilhão de libras (US$ 1,74 bilhão), um avanço ainda muitíssimo inferior aos 7,4% da Pepsi.

Em relatório anual de resultados divulgado em fevereiro, a CCE atribui a queda de 3% nas vendas tanto no Reino Unido como na Europa continental a "condições adversas correntes". O recuo foi maior no quarto trimestre, de 6%.

A CCE afirmou serem irrelevantes as preocupações com o fato de o patrocínio dos Jogos Olímpicos não terem se traduzido em crescimento das vendas no ano passado. "Para nós, sempre se tratou de usar isso [o patrocínio] para estabelecer relacionamentos de longo prazo com os clientes, como varejistas e redes de bares e, além disso, uma relação de marca no longo prazo com consumidores e revendedores", afirmou em comunicado.

Por seu turno, a P&G vem perdendo participação de mercado na Europa Ocidental desde o fim de 2011, segundo uma análise da Bernstein com dados da Nielsen.

"O mercado do Reino Unido tem se mostrado incrivelmente competitivo, porque os consumidores não estão dispostos a gastar dinheiro", disse Ali Dibadj, analista da Bernstein Research em Nova York. Ele disse que parte da participação de mercado perdida foi vinculada a empresas específicas: a Britvic, por exemplo, assumiu que a Olimpíada proporcionaria um impulso à rival CCE, e por isso criou um surto agressivo de promoções.

Mas, acrescentou ele: "Tudo se resume ao fato de que em virtude de o consumidor britânico estar mais comedido, a eficácia das promoções está menor".

Em sua avaliação anual do setor de refrigerantes britânico, a Britvic admitiu outra dificuldade: o desejo de organizações de defesa da saúde pública de intensificar a regulamentação sobre o setor de refrigerantes. A Britvic afirmou haver "um foco mais intenso" do governo, da sociedade civil e dos meios de comunicação sobre o impacto dos refrigerantes na saúde, e que embora o governo esteja optando por trabalhar a questão com os fabricantes com base em parceria voluntária, "uma série de organizações não governamentais mostram-se mais agressivas na defesa de maior regulamentação".



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>