Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

25/03/2013 09:03 - Irmãos reinventam negócio familiar

Em meio à crise no setor, indústria de cama, mesa e banho buscou o varejo popular e ganhou espaço no mercado


Segundo especialista, rede de franquias é pioneira ao buscar, com um canal exclusivo, o cliente de classe C e D

Os irmãos Ahmad e Mohamad Yassin cresceram vendo a indústria têxtil fundada na década de 1940 pelo avô, um imigrante libanês, na zona norte de São Paulo, tornar-se um negócio de sucesso.

A fábrica especializada em itens de cama, mesa e banho chegou a ter 250 funcionários e se tornou uma das principais fornecedoras de grandes varejistas, como Pernambucanas e Casa & Vídeo.

Em 2008, então na faixa dos 25 anos, os irmãos se depararam com um desafio duplo: assumir a gestão da empresa, que era tocada pelo pai, em meio a um momento turbulento do mercado.

Nessa época, a crise na Europa e nos Estados Unidos fez com que as grandes fabricantes nacionais, eminentemente exportadoras, voltassem-se ao mercado doméstico.

A disputa pelo consumo interno provocou uma guerra de preços que atingiu em cheio as pequenas e médias indústrias do setor.

"Estávamos encurralados, sem ter como negociar preço com as grandes redes e sem alternativas no varejo para desbravar", diz Ahmad, 31.

O susto levou os empreendedores a buscar um caminho ousado: a criação de uma marca e de uma rede de lojas, que viria a bater de frente com os antigos -e poderosos- clientes.

A ideia era buscar os consumidores das classe C e D, em bairros e cidades pequenas, que não costumam estar no foco dos magazines.

A VestCasa, lançada em 2009 com dez lojas próprias, tornou-se uma franquia no ano seguinte e hoje soma 120 unidades em São Paulo, Rio e Minas Gerais.

Algumas dessas lojas estão localizadas em favelas, como Rocinha e Cidade de Deus, no Rio, e Paraisópolis, na capital paulista. "Queremos chegar a 400 lojas até 2015", diz Ahmad, que não revela seu faturamento, estimado pelo mercado em R$ 150 milhões em 2013.

Hoje, 70% da produção da fábrica se destina a abastecer as franquias da marca.

Segundo Ahmad, a indústria conseguiu aumentar a margem de lucro ao reduzir um intermediário, além de melhorar a produtividade.

Isso porque passou a fabricar as mesmas peças em grandes quantidades, em vez de até 25 coleções para diferentes clientes.

Os planos agora passam por investir em publicidade e ampliar o crediário, hoje oferecido para pagamentos em até três parcelas.

Para Marcelo Prado, do Instituto de Estudos e Marketing Industrial, a crise mundial e a valorização do real ocorrida em 2011 forçaram o setor de cama, mesa e banho a buscar novos nichos e canais de distribuição.

A catarinense Karsten, por exemplo, comprou a fabricante de luxo Trussardi; a Coteminas, por sua vez, adquiriu a rede de varejo M.Martan.

"Mas ninguém focou um canal próprio para o público C e D, que ainda vai investir muito em decoração para o lar", diz Prado. "Nisso, eles são pioneiros."



Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>