Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

19/03/2013 08:23 - Ovo de Páscoa está 10% mais caro

Produtos tomam conta das lojas, mas consumidor escolheu esperar



Faltando menos de duas semanas para a Páscoa, os tradicionais ovos de chocolate tomam conta dos supermercados e das lojas de variedades na Região Metropolitana de Belém (RMB). A oferta, no entanto, é desproporcional à demanda - pelo menos neste período do mês -, já que a saída dos produtos ainda não alcançou os patama res esperados pelos lojistas, ou seja, boa parte dos consumidores deve deixar a compra dos produtos de Páscoa para a última hora.

O alto preço das guloseimas é uma das justificativas adotada pela clientela que posterga a compra, já que o produto está cerca de 10% ma is ca ro este a no, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamentos feitos pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA). Alguns consumidores pre- ferem aguardar possíveis promoções, que podem ocorrer às vésperas da Semana Santa. “Houve uma ligeira me lhora na procura pelos cho- colates da Páscoa neste fi- nal de semana, entretanto, percebemos que a deman- da ainda é tímida. Creio que o consumidor esteja aguardando as promoções advindas da indústria, que às vezes ocorre, sobretudo quando a Semana Santa se aproxima”, explica o presidente da Associação Paraense de Supermercados (Aspas), José Oliveira.

Oliveira destaca ainda que deixar para última hora pode implicar em pouca opção de escolha. “Esta semana, ainda temos uma grande variedade de marcas, preços e tamanhos. À medida que o tempo vai passando, é natural que essas opções se reduzam”, completa. De acordo com Oliveira, a variação nos preços praticados pela in- dústria de chocolates no Brasil chegou à casa dos 8% nesta Páscoa, se compara- da a igual período do ano passado. “Este percentual (de reajuste) corresponde à inflação do período, que foi de quase 7%”, acrescenta.

Mesmo com o fraco movimento na demanda por chocolates, o presidente da Aspas diz acreditar que as vendas do produto devem crescer de 10% a 15% este ano, ante a igual intervalo do ano passado. “Esta é uma expansão que se observa há anos, e que não deve mu- dar nesta Páscoa. É sempre assim, a procura começa tímida, mas depois vai se intensificando”, avalia. Não à toa, Oliveira ressalta que o período gera, cada vez mais, novos postos de trabalho  de dez a quinze promotoras de vendas, que são contrata- das diretamente pela fábrica. Há alguns anos, este contingente não chegava a oito temporárias”, frisa. Uma das contratadas foi Lucilene Barros, de 22 anos, que estava desempregada há um ano. “Foi uma boa oportunidade para conseguir levantar recursos, já que eu estava desempre- gada há muito tempo. Pena que o trabalho só dura dois meses”, pontua. Ela destaca que o movi- mento deve se intensificar esta semana.

CONSUMO

A pesquisa de preços já virou um novo hábito do consumidor médio brasileiro, segundo apontam os especialistas em econo- mia, e também justifica o baixo tíquete médio dos ovos de Páscoa. O leiturista Paulo Serra, de 55 anos, é um dos consumidores que não abre mão de avaliar bem os valores antes de fechar negócio. Ele tem um neto e três afi- lhados, ou seja, terá de comprar, nos próximos dias, pelo menos, quatro ovos de chocolate. “A i nda n ão se i ao ce r to quanto devo gastar. Mas, para evitar contas desnecessárias, estou pesquisando.

Pelos preços que já observei o custo não está muito diferente do que foi praticado no ano passado”, revela. O neto do leiturista, Eduardo Serra, de cinco anos, que acompanhou o avô ao super- mercado, ainda não escolheu o chocolate, mas sabe bem qual brinde quer ganhar: Bem 10. “A marca do doce é o que menos importa para eles. O que vale mesmo é o brinde, ou seja, o brinquedo que vem dentro dos ovos”, destaca Paulo Serra.


Veículo: O Liberal - PA

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>