Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

07/03/2013 12:52 - Falta de informação sobre preço por unidade dificulta pesquisa no supermercado, diz estudo

Idec defende que informar quanto os produtos custam por quilo, litro ou metro facilitaria a comparação de preços pelo consumidor



Para quem quer testar suas habilidades matemáticas, os supermercados podem ser um bom lugar. Na seção de higiene, por exemplo, é um desafio calcular qual papel higiênico vale a pena levar dentre as dezenas de variações de pacotes com quatro, oito, 12, 16, 24 e até 30 rolos de 30, 40 ou 50 metros de comprimento – sem falar nas versões perfumadas e decoradas. Além desse, outros produtos são oferecidos em embalagens com conteúdos diversos, o que dificulta a comparação, avalia o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Se, além do preço do produto, fosse indicado o valor correspondente por unidade de medida, ou seja, quanto ele custa por metro, litro ou quilo, tudo ficaria mais fácil, defende o instituto.

Para comprovar a dificuldade que os consumidores brasileiros enfrentam ao fazer compras em supermercados, o Idec levantou os preços de 185 mercadorias de 59 marcas, entre alimentos, bebidas, artigos de higiene e de limpeza, e verificou a variação de preço entre itens da mesma marca, mas com embalagens de tamanhos diferentes, e entre artigos similares de fabricantes distintos.

As maiores diferenças de preço verificadas são justamente entre os de mesma marca, principalmente no caso de bebidas. Os valores por litro de água mineral e de refrigerante variam mais de 100% na maioria dos casos, considerando as embalagens de uso individual (garrafas de água de 500 mL e latas de refrigerante de 350 mL, por exemplo) e as garrafas “tamanho família” de 1,5 litro de água e as de 2 litros ou mais de refrigerante.

É claro que a escolha dos produtos não deve se basear apenas no preço por unidade, orienta o Idec. Numa casa com duas pessoas, por exemplo, não faz sentido comprar um refrigerante de 3,3 litros, mesmo que ele seja mais barato comparativamente, pois dificilmente a dupla vai dar conta de consumir tudo antes de a bebida ficar sem gás.

Também não dá para levar uma garrafa de 1,5 litro de água para a academia. Mas há alimentos que não são perecíveis em curto prazo e outros produtos cuja praticidade não é tão relevante. Nesses casos, a diferença de preço conforme o tamanho da embalagem é algo a ser considerado.

A pesquisa do Idec busca orientar o consumidor a fazer melhores escolhas quando o critério for preço e diante de promoções como leve três e pague dois.

— A informação do preço por unidade de medida contribui para que o consumidor possa fazer escolhas mais precisas. Nem sempre a embalagem maior é a mais econômica. Além do preço, o consumidor também precisa avaliar suas reais necessidades — aponta Ione Amorim, economista do Idec responsável pelo levantamento.

Como foi feita a pesquisa

Foram pesquisados os preços de 185 produtos de 59 marcas, entre alimentos, bebidas, artigos de higiene e de limpeza, vendidos em diferentes embalagens. O levantamento foi feito no site de três redes de supermercados: Comper (presente em Brasília-DF, Campo Grande-MS, Cuiabá-MT, Várzea Grande-MT, Itajaí-SC e Grande Florianópolis-SC); Extra (presente em vários estados do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste); e Sonda (presente na Grande São Paulo e no ABC paulista).

Os valores foram convertidos em unidade de medida correspondente (metro, litro ou quilograma) para que pudesse ser feita a comparação entre produtos da mesma marca e também de marcas diferentes.



Veículo: O Globo - RJ


Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>