Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

19/02/2013 12:20 - Arcor vai disputar mercado de bombons

A argentina Arcor, fabricante de chocolates, chicletes, balas e biscoitos, anuncia hoje seu projeto mais importante para o ano de 2013 no Brasil. Com investimentos de R$ 32,5 milhões, coloca no mercado o "Bon o Bon" para disputar a venda avulsa de bombons com os líderes históricos Sonho de Valsa e Ouro Branco, da Lacta, e Serenata de Amor, da Garoto.

O país é o maior mercado consumidor de bombons avulsos no mundo, segundo a Nielsen. Enquanto em outros países predomina o hábito de comprar o produto em caixas, aqui compra-se com maior frequência por impulso e por unidade. É um negócio que movimenta 25 mil toneladas e R$ 500 milhões e cresce entre 5% e 6% anualmente. E a Arcor quer um pedaço desse segmento, além de ampliar sua participação nas vendas de chocolate em geral. "Nossa posição é desafiar esse mercado e o bombom é só o começo", diz o diretor-geral Oswaldo Nardinelli Filho, há 18 meses no cargo e com experiência de 27 anos em empresas do mesmo ramo como Cadbury e Warner-Lambert.

O Bon o Bon chega ao varejo nas regiões Sul e Sudeste na próxima semana, nas versões original (amendoim), beijinho e brigadeiro - os dois últimos sabores exclusivos no Brasil. Fabricado e exportado para mais de 60 países, o bombom estreia inovações na embalagem no Brasil. Em parceria com a Cargill, a Converflex, empresa de embalagens plásticas da Arcor, desenvolveu uma película a partir da fibra do milho. O resultado é uma embalagem com matéria-prima 52% renovável. Com a Bosch alemã, foi criada uma máquina que faz a selagem por ultrassom.

Na Argentina, onde a indústria foi fundada em 1951 em Arroyito, província de Córdoba, pela família Pagani, o Bon o Bon detém 45% do mercado e no Chile, 25%. No Brasil, o produto será vendido a R$ 0,70 a unidade e o objetivo é chegar a uma receita de R$ 45 milhões até o fim do ano, perto de 1% do mercado dos bombons avulsos.

Dona de uma participação de 4,5%, segundo dados Nielsen, a Arcor é uma espécie de Liliput no mercado de chocolates brasileiro, que movimentou RS$ 5,5 bilhões em 2012 e cresceu 5,8% em faturamento e 2,9% em volume. Sua maior concorrente é a Lacta, marca da Mondelez e dona dos bombons Sonho de Valsa e Ouro Branco, que detêm 41,1% e 20,7% do segmento de bombons avulsos, respectivamente.

Em 2013, a Arcor planeja acelerar o crescimento no país - sua segunda maior operação depois da Argentina. Em 2012, a companhia aumentou o volume de vendas em 20,6% - sete vezes mais que o crescimento do mercado brasileiro - e fez o faturamento crescer 11%, para RS$ 1,1 bilhão. A expectativa para este ano é um aumento de 15% nas vendas, puxado por chocolates. Apenas em marketing serão gastos R$ 70 milhões, 40% a mais do que no ano anterior. Em ampliação de capacidade serão investidos R$ 20 milhões.

Segundo Nardinelli, a estratégia da fabricante é impulsionar o crescimento de suas principais marcas de chocolate como Arcor e Tortuguita, além das balas Butter Toffees e biscoitos Danix. Porém, é em chocolates que está a meta mais agressiva da Arcor, que pretende dobrar a receita no segmento, atualmente correspondendo a 25% do faturamento total, para R$ 500 milhões até 2015.

A Arcor tem uma projeção ousada de faturar R$ 1,8 bilhão no país em 2016. "Nossa prioridade é o crescimento orgânico e não as aquisições", diz Nardinelli. A empresa, que mantém um centro de pesquisa e desenvolvimento em cada fábrica, fez 30 lançamentos em 2012. Neste ano, só para a Páscoa foram criados 30 produtos.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>