Geral
19/02/2013 11:02 - Genéricos obtêm o menor crescimento desde seu surgimento
O mercado de medicamentos genéricos registrou em 2012 crescimento de 17% no volume de unidades vendidas em comparação a 2011. Foram comercializados 679,6 milhões de unidades frente aos 580,8 milhões registrados no ano anterior. Apesar da alta, este foi o menor crescimento, em volume, da história dos genéricos desde que a categoria chegou ao mercado brasileiro, em 2001.
As vendas movimentaram R$ 11,1 bilhões no ano passado, 40,6% a mais que os R$ 8,7 bilhões auferidos em 2011. O valor, auditado pelo IMS Health, não considera os descontos de mais de 50% oferecidos pela indústria ao varejo e se baseia nos registros de preços junto à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
Além da desaceleração na economia nacional como um todo, a presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos), Telma Salles, credita o pior desempenho à queda no ritmo de expiração de patentes. "Esperávamos que o acesso se expandisse, compensando a redução da entrada de novos produtos no mercado, o que não aconteceu", afirma.
Em 2011, o mercado de genéricos havia registrado crescimento de 32,3% no volume de unidades vendidas na comparação com 2010, com avanço de 41% em valor. "No início do ano passado, esperávamos atingir até 35% [de crescimento em volume]", diz Telma.
A diminuição do crescimento, porém, não impediu que o segmento desse um salto na participação de mercado em unidades, que fechou com média de 26,3% em 2012, contra 24,9% em 2011. Em valores, o market share atingiu a marca de 22,4%, contra 20,5% no ano anterior. O avanço, no entanto, ficou bem abaixo das expectativa da Pró Genéricos, que era de atingir 30% de participação em valor no ano que passou.
A performance dos genéricos em 2012 se manteve acima do conjunto da indústria farmacêutica brasileira, que cresceu apenas 10,8%. Excluída a participação dos genéricos nas vendas do setor, o crescimento é ainda menor, atingindo a marca de 8,8%. "Em 2013, esperamos que uma conjuntura econômica mais robusta nos ajude a recuperar os índices de crescimento de anos anteriores", conclui a porta-voz.
Teuto
Mesmo com o avanço menor do mercado, o laboratório Teuto Pfizer espera manter forte ritmo de crescimento. A empresa instalou, entre janeiro e fevereiro, novas emblistadeiras em seu setor de produção de sólidos. Segundo o gerente do segmento, Ronan Faleiro, ainda serão instalados novos equipamentos de manipulação, compressão e encapsulamento. A companhia espera dobrar de faturamento até o final do ano.
Veículo: DCI

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria