Geral
14/02/2013 12:33 - Produto natural ocupa espaço nas gôndolas
Clube dos Produtores, do Walmart, contribui para ampliar a venda de itens da agricultura familiar nas lojas da rede
Manter a sustentabilidade da cadeia natural dos produtores de hortifrutis é um dos desafios da rede de supermercados Walmart Brasil, que nos últimos dois anos tem ampliado o espaço de alimentos naturais provenientes da agricultura familiar em sua rede por meio do Clube dos Produtores.
A ideia do programa surge com a necessidade e a preocupação da rede em fornecer alimentos saudáveis e naturais aos seus clientes junto com a preocupação em ajudar a conter amigração deste tipo de produtor rural para os grandes centros urbanos em busca de melhores condições de vida.
Segundo Alain Benvenuti, vice- presidente de perecíveis do Walmart Brasil, esse programa que teve inicio há 10 anos conseguiu fechar 2012 com um total de 10.560 famílias fornecedoras de alimentos hortifruti para a rede supermercadista.
Essas famílias estão localizadas em426 municípios de 12 estados brasileiros, que representam aproximadamente R$ 200 milhões em compras desses produtores, que detém 20% das vendas anuais de hortifruti do Walmart Brasil.
Ainda de acordo com Benvenuti, apenas no Sul, esse número salta para quase 30%, contando que em2013, haverá aumento da região de abrangência do programa, com o lançamento em mais três estados. “Esse programa surgiu com o objetivo de aproximar o produtor rural da rede varejista, já que eles conseguem oferecer produtos mais frescos e de mais qualidade”, diz, destacando que a meta da rede é chegar a uma participação de 50% nos próximos dois anos.
Benvenuti conta que o Walmart oferece um serviço de apoio a essas famílias para que tenham condições de se manterem como grandes fornecedores de escala.
“Disponibilizamos engenheiros agrônomos para dar todo o suporte”, diz, destacando que o homem para estar no campo precisa ter qualidade de vida e conforto.
“Se não fizermos isso, em 10 anos não teremos mais produtos fresco à mesa. E com o trabalho que temos feitos, notamos que há satisfação dos produtores quando vão à campo colher o produto”, explica.
Durante o segundo semestre de 2012, o Clube dos Produtores passou a oferecer novos itens, entre os quais o mel Crisomel de Alfredo Vagner (SC) para os Estados do Sul; o tomate Sweet Grape e lichia no Sudeste; e o mel orgânico da Cooperativa – Casa Apis do Estado do Piauí no Nordeste, que já tiveram grande procura pelos consumidores nas lojas da rede.
Veículo: Brasil Econômico
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria