Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

13/02/2013 08:32 - Hambúrguer e salada revelam de onde vêm

Fotografar o seu sanduíche e saber de onde vieram os ingredientes. Ou conhecer, pela internet, a fazenda que deu origem à carne que você acabou de comprar.

O McDonald's lançou, na Austrália, aplicativo gratuito para iPhone que permite aos clientes rastrear a origem dos ingredientes de lanches clássicos da rede, como Big Mac.

O GPS do telefone identifica em que loja da rede o cliente está e, por meio da foto, o app identifica o que o cliente está comendo, data e hora.

As informações são cruzadas com os dados da cadeia de fornecedores da rede e, segundos depois, uma animação mostra quem plantou a alface ou forneceu a carne que está em frente ao cliente.

Na próxima quinta-feira (14), o McDonald's lança campanha semelhante na América Latina. Mas, em vez de fotografar o sanduíche, o consumidor será convidado, por meio de filmes na TV e redes sociais, a visitar um site para conhecer a origem dos produtos.

Nesse site, três filmes mostrarão de onde vêm a alface, a carne bovina e as batatas, com depoimentos de fornecedores da rede de fast-food.

"Queremos desmitificar a ideia de que ser restaurante de comida rápida implica em má qualidade da matéria-prima", diz Roberto Gnypek, diretor de marketing da Arcos Dourados, que opera a marca McDonald's no Brasil.

O tema "real food" (ou "comida de verdade"), que também motivou a ação na Austrália, é trabalhado pela marca globalmente, diz ele.

Gnypek diz que cresce a preocupação entre clientes sobre a origem dos alimentos e seus impactos no ambiente, embora ele reconheça que isso ainda não é prioridade para a maioria. O objetivo da campanha é aproximar o cliente do campo.

Nesse sentido, a ação se alinha ao movimento reforçado pela rede americana na última década, de se mostrar comprometida com uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável.

Na década passada, quando o McDonald's passou a diversificar o cardápio --vendendo maçã e água de coco, por exemplo-- e informar nas embalagens os valores nutricionais dos produtos, foi mote do documentário "Super Size Me" (2004), de Morgan Spurlock, em que ele passou 30 dias comendo apenas nas lojas da rede.

De grande repercussão, o filme criticou a rede e questionou a qualidade de lanches.

RASTREABILIDADE

A tentativa de aproximar o cliente do campo, o tema da campanha do McDonald's, não é novidade no Brasil.

As redes de varejo Pão de Açúcar e Carrefour oferecem programas que permitem a rastreabilidade de alimentos vendidos, como a carne bovina, por meio de aplicativos no celular ou pela web --basta ter o código do produto.

Esse serviço, concebido para garantir a qualidade da carne consumida, só é possível porque o sistema foi desenvolvido pelas redes.

Legalmente, não é exigida a rastreabilidade de bovinos no Brasil. Um sistema único de rastreabilidade, no entanto, deve ser adotado no país.

 

Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>