Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/02/2013 12:57 - Disputas de mercado entre grandes redes de varejo

Entre as redes de varejo, foram registrados no ano passado muitas brigas em função das peças de publicidade. O Carrefour decidiu reclamar da campanha do Walmart que mostra uma comparação de preços. Segundo a rede francesa, o Walmart informou os preços errados de seus produtos. E o Conselho Nacional de Autorregulamentação (Conar) pediu a alteração.

Por outro lado, o Walmart questionou a campanha do Extra, do Grupo Pão de Açúcar. Na queixa, a rede americana diz que os motes "Você compra um produto e leva outro sem pagar nada" e "Compre um produto e leve outro de graça" induzem o consumidor ao erro.

Segundo o Walmart, a campanha daria margem para que o consumidor ache que se trataria de produto idêntico ao adquirido, quando, na verdade, o brinde é outro e pode exigir que o consumidor adquira duas ou mais unidades para fazer jus a ele. Com isso, o Conar pediu a alteração da campanha.

Na topo dos questionamentos, está a veracidade das informações, com 36,4% das queixas. Após aparecem quesitos como "respeitabilidade" (12,8%) e "propaganda comparativa" (11,7%). Esse foi o caso de uma campanha da Procter & Gamble, chamada "P&G é superior para você", que foi alvo da rival Unilever. A gigante disse que não foram estabelecidos os critérios de comparação. O Conar aceitou o argumento e pediu a alteração da peça, veiculada no programa "Domingão do Faustão", da TV Globo.

A Unilever também questionou a campanha "Você pode ter um campeão em casa... ou dois", da marca de sabão Ariel, da P&G. A Unilever, cujo sabão Omo é o líder na categoria do país, disse que a campanha pode induzir o consumidor a achar que o Ariel é o líder na categoria. Mas nesse caso a peça foi arquivada.

Em outro caso, a Colgate Palmolive, com seu Colgate Total 12, conseguiu cancelar uma ação de merchandising da Oral B, da P&G, na qual o apresentador Gugu Liberato testava as duas marcas. "A campanha comparativa no Brasil não é tão utilizada quanto no exterior por motivos culturais", destacou o publicitário Armando Strozenberg, presidente da Terceira Câmara de tica do Conar e chairman da agência Havas Worldwide Brasil.

Em outro caso, é o próprio Conar também quem pede a sustação de campanhas. Foi o que ocorreu com a peça "Era do Gelo 4" da Danone. Para o órgão, houve apelo excessivo ao consumo infantil.



Veículo: Diário do Comércio - MG



Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>