Geral
06/02/2013 12:27 - Vendas em farmácias somam R$ 25 bilhões em 2012, alta de 16%
As vendas do setor farmacêutico divulgadas pela Associação Brasileira de redes de Farmácia e Drogaria (Abrafarma) somaram R$ 25 bilhões em 2012, alta de 16,01% em comparação com as do ano anterior. As informações são de banco de dados mantido pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP).
Do valor total de vendas, R$ 17,2 bilhões vêm apenas da comercialização de medicamentos, o que representou um crescimento de 15,27% em relação a 2011. Outros R$ 7,8 bilhões vieram da venda de produtos de higiene e beleza, segmento que teve alta de 17,67%.
Em unidades de produtos vendidas, houve alta de 6,59%, um total de 1,9 bilhão de vendas. O número total de clientes atendidos também subiu de um ano para outro. Houve alta de 7,41%, chegando a 738 milhões de atendimentos.
Considerando-se apenas a venda de genéricos, houve aumento do valor total das vendas de 25,17% ante 2011, gerando R$ 3,1 bilhões. A Abrafarma destacou ainda as vendas ligadas ao programa Aqui tem Farmácia Popular. O volume total subiu 49,17%, atingindo R$ 468 milhões. O número de clientes atendidos no programa Farmácia Popular subiu 46,35%, chegando a 19,6 milhões.
A Abrafarma também reportou crescimento no número de lojas abertas no País. Ao final de 2012, as principais redes somavam 4 692 endereços, aumento de 8,33% na comparação com 2011. A Abrafarma reúne as 31 maiores redes de farmácias do Brasil, que representam cerca de 38% das vendas de medicamentos no País.
E-commerce
Afora o crescimento das vendas de medicamentos no varejo físico de drogarias e farmácias, o ambiente on-line do segmento em questão também tem percebido forte demanda. Com a evolução do comércio eletrônico (e-commerce) de remédios e produtos de saúde, o varejo farmacêutico on-line aposta em crescimento devido à questão da praticidade da compra e da entrega expressa.
De maneira geral, segundo o IMS Health, em 2015 o Brasil deverá aparecer em 6º lugar no ranking mundial de consumo de medicamentos. Em 2005, o País aparecia na 10ª colocação e, em 2010, com um mercado estimado de R$ 62 bilhões, o Brasil galgou três posições, atingindo a 7ª posição mundial.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria