Geral
01/02/2013 08:57 - Concorrência derruba faturamento médio de shoppings
Inauguração de novos centros de compras faz volume médio de venda por shopping cair pela primeira vez em dez anos
Em plena expansão, o setor de shopping centers já está sentindo os efeitos da chegada de novos empreendimentos no mercado. Dados divulgados nesta quinta-feira pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) revelam que, em 2012, o volume de vendas médio de cada shopping no País diminuiu pela primeira vez em 10 anos, tendência que deve ser mantida daqui pra frente, segundo estima a associação.
O faturamento total do setor foi de R$ 119,5 bilhões no ano de 2012, alta de 10,6% ante 2011. O volume, porém, equivale a um faturamento anual médio de R$ 261,4 milhões por shopping, resultado 2,4% menor em comparação com o faturamento médio de R$ 267,9 milhões registrado em 2011. A queda anual é a primeira registrada desde 2002, quando a Abrasce começou a fazer o levantamento. De 2010 para 2011, o faturamento médio subiu 20,1% e de 2009 para 2010, o aumento foi de 18,1%.
Na avaliação de Luiz Fernando Veiga, presidente da Abrasce, essa queda é uma consequência natural do maior número de centros de compra em operação. "Houve um tempo em que o shopping estava sozinho na cidade e vendia horrores. Essa concentração não era boa. Agora as vendas estão mais divididas", afirmou. "Ano que vem vai (o faturamento médio) vai cair mais ainda", estimou.
Em 2012, 27 shoppings centers foram abertos no País, um número recorde. Para este ano, estão previstas mais 46 inaugurações, e para 2014, outras 23, totalizando 526 centros em funcionamento, de acordo com estimativas da Abrasce.
Em meio ao novo contexto, as empresas operadoras e proprietárias de shoppings centers deverão investir no crescimento e nos ganhos de escala para evitar a perda de receita, segundo Veiga. "Grandes redes de shopping têm a vantagem da economia de escala" afirmou, referindo-se à capacidade de diminuir custos na gestão dos condomínios e negociar melhores alugueis com os lojistas. "É mais fácil para uma empresa que tem dezenas de shoppings negociar com as varejistas", opinou.
Veiga ainda fez a ressalva de que com o maior número de shoppings em operação, os lojistas terão maior poder de barganha na definição dos valores de locação e renovação de contratos. "O momento é favorável ao lojista. Com condição melhor de negociação, a tendência é que a média (dos aumentos de alugueis) caia", afirmou.
2013
Apesar de prever um desempenho mais fraco na média dos shoppings as perspectivas da Abrasce para o setor em 2013 são positivas. A associação espera um aumento de 12% nas vendas, totalizando R$ 133,8 bilhões até o fim do ano. Segundo Veiga, a alta é explicada pelo grande número de shoppings que serão abertos, trazendo novos consumidores para esse mercado.
Além disso, as melhoras contínuas nas condições de emprego, renda e crédito sustentam a demanda, disse. Conforme dados da Abrasce, 22% dos visitantes dos shoppings são da classe A, 54% da B, 23% da C e 1% da D. "Pela primeira vez, a classe D apareceu na pesquisa. E a classe B foi a que mais cresceu, com a subida das pessoas vindas da classe C", explicou.
Já no ano passado, a alta do faturamento no setor foi de 10,6% e ficou abaixo dos 12% projetados. "As vendas ao longo do ano não foram tão boas quanto esperávamos", admitiu Veiga, referindo-se ao freio no consumo após o aumento do endividamento e inadimplência das famílias.
Em 2012, o setor de shoppings abrigava 83,6 mil lojas em 165 cidades, e contava com 877 mil trabalhadores. Segundo a Abrasce, serão 94,1 mil lojas em 2013, e um total de 987 mil funcionários.
Veículo: Estado de Minas

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria