Geral
30/01/2013 11:58 - Philips vai vender sua divisão mais antiga, de áudio e DVD
A Philips informou que vai vender sua divisão mais antiga, de áudio e vídeo, num momento em que a contenção de custos e o crescimento nos mercados emergentes ajudaram a maior fabricante europeia de produtos eletrônicos a superar as expectativas de lucros pelo quarto trimestre sucessivo.
A Philips, que inventou o audiocassete cerca de 50 anos atrás, pretende vender sua divisão de sistemas de áudio e de DVD, em processo de encolhimento, à Funai Electric, por €150 milhões, mais taxas de licença. Com isso a empresa vai se concentrar no mercado de barbeadores e eletrodomésticos para cozinha, com maior potencial de crescimento. A decisão ocorre um ano após a Philips ter concluído o desmembramento de seu deficitário braço de aparelhos de TV.
"O mercado dessa área [entretenimento de consumo] migrou para a internet e para os dispositivos móveis e, com tantos concorrentes asiáticos participando dele, sentimos que não conseguiremos mais nos distinguir por meio da inovação", disse Frans van Houten, presidente mundial da Philips. "Trata-se de um mercado maduro, e temos que deixá-lo".
A Philips, sediada em Amsterdã, mudou o foco da carteira de produtos para sua divisão de equipamentos da área de saúde, de crescimento acelerado, e para a área de iluminação econômica, em que é a líder mundial em vendas. Em 2011 a Philips anunciou planos de reduzir € 1,1 bilhão em custos e fechamento de 6,7 mil postos de trabalho no mundo, em relação ao quadro de mais de 118 mil funcionários ao fim de 2012.
O lucro da Philips antes de juros, impostos e amortização (Ebitda) - excluindo despesas de reestruturação e outras (o indicador mais monitorado pelos analistas) - deu um salto de 50%, para € 875 milhões, o equivalente a um retorno sobre as vendas de 12,2%. Analistas previam cerca de € 840 milhões de Ebitda no quarto trimestre.
Van Houten diz que a Philips contraria a opinião dos céticos e "colhe os frutos" do programa de eficiência e crescimento. "Mas ainda há muito mais a fazer e existem áreas de atuação em que não chegamos ao nível de categoria mundial". A empresa holandesa de produtos eletrônicos, cuja carteira de produtos vai desde escovas de dente recarregáveis até aparelhos de ressuscitação cardíaca, manteve sua projeção de lucros para o ano e previu que a demanda se aquecerá no segundo semestre de 2013, após um início lento.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria