Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

29/01/2013 12:50 - 'Valor' lança serviço em tempo real

Com investimentos de R$ 100 milhões, chega ao mercado o Valor PRO, novo serviço de informações eletrônicas em tempo real. O projeto, da empresa Valor Econômico, consumiu 370 mil horas de programação e envolveu diretamente mais de 300 profissionais nos últimos três anos, 200 dos quais da área de tecnologia. O resultado desse trabalho está sendo oferecido em sua primeira versão - outras duas já estão programadas para os próximos anos.

Trata-se de um serviço de notícias e análises financeiras, políticas e macroeconômicas, com cotações de ativos em tempo real e as primeiras ferramentas de cálculo de um arsenal em desenvolvimento. Integrado a essas informações encontra-se o mais completo banco de dados de companhias de capital aberto e fechado no país, com 1,7 mil empresas na primeira fase e 5 mil na segunda.

A mesma equipe de 250 economistas e jornalistas especializados que alimenta os produtos impressos da casa e o site responde também pelo conteúdo do Valor PRO.

"Continuaremos a ser o mais influente e maior jornal de negócios, economia, legislação e finanças do país, mas, com o Valor PRO, nossa marca será cada dia mais aquela que, com relevância, senso de urgência e sobretudo credibilidade, provê informações confiáveis e exclusivas, vitais para que empresários, executivos e investidores façam negócios", diz Alexandre Caldini, presidente da empresa Valor Econômico. "Oferecemos informações em sete plataformas distintas e complementares: jornal impresso, digital, website, análise setorial, revistas, seminários e tempo real".


Plataforma tem banco de dados de 1,7 mil companhias

  
O acompanhamento sistemático da vida contábil das empresas brasileiras faz parte do DNA do Valor, que desde 2001 publica o anuário Valor 1000, com análise e ranking das mil maiores companhias brasileiras, de capital aberto e fechado. O conhecimento acumulado pelos economistas da casa, que avaliam e interpretam todos os dias demonstrações financeiras de diversos segmentos da economia, foi a base para a criação de uma plataforma robusta de avaliação de empresas no Valor PRO, o Valor Empresas.

Composto inicialmente por cerca de 1,7 mil empresas, divididas entre companhias abertas (aproximadamente 600) e mais de mil de capital fechado - em sua maioria sociedades anônimas -, o módulo de avaliação empresarial do Valor PRO busca combinar a profundidade na análise de balanços à flexibilidade na apresentação das informações. É o único sistema de análise de companhias do mercado brasileiro que contempla companhias abertas e fechadas.

Além de balanços, há cerca de 40 indicadores, desde múltiplos financeiros como endividamento geral e grau de alavancagem (calculados para a empresa e para o segmento de atividade em que ela atua) a múltiplos de mercado calculados com as cotações em tempo real, como a relação preço/lucro e o valor de mercado. O usuário pode ainda montar seu próprio setor, incluindo e excluindo companhias de acordo com vários parâmetros, e recalcular os indicadores financeiros.

Plataforma é flexível e permite comparar indicadores de uma empresa com as do setor em que ela atua

Há uma carência de informações sobre empresas que não estão listadas em bolsa - e que são a maioria no Brasil. A possibilidade de analisar esses números é essencial para investidores como fundos de 'private equity' e 'venture capital', além de ajudar nas operações de fusões e aquisições. Além disso, a análise completa de um setor, incluindo as empresas de capital fechado, ajuda na avaliação de desempenho das empresas listadas em bolsa.

O desenvolvimento do módulo Valor Empresas contou com a ajuda de consultores especializados no assunto, que criaram estruturas de contas uniformizadas para empresas com características semelhantes. Assim, companhias fechadas e abertas têm os seus números apresentados de modo uniforme, em uma única plataforma, facilitando a comparação entre empresas e o entendimento na interpretação dos dados pelo usuário.

"Uma equipe de 13 pessoas, divididas em analistas de balanços e de dados cadastrais, trabalha em tempo integral na atualização de um banco de dados que, em um ano, contará com 5 mil empresas, com dados anuais desde 2008, e trimestrais, neste caso para as companhias de capital aberto, a partir de 2011", diz Márcio Lorencini, coordenador do Valor Empresas. A ferramenta permite analisar brevemente as principais contas de uma empresa, ou ainda avaliar as informações de modo mais detalhado, comparando-as com outros períodos ou dentro de um mesmo período, como proporção de um item (apresentação conhecida como análise vertical).

Diariamente, os balanços das companhias fechadas são pesquisados em meios públicos, captados e organizados segundo a atividade empresarial preponderante de cada empresa. Após dois anos de pesquisas e discussões com o mercado, a equipe do Valor Empresas chegou a um modelo composto por 90 segmentos de atividade. Uma vez organizadas, as informações de cada balanço são transpostas para um banco de dados desenvolvido inteiramente por especialistas em finanças empresariais. Fórmulas matemáticas e estatísticas garantem a consistência das informações colocadas no sistema.

Os dados das companhias de capital aberto vêm diretamente da base de informações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Uma vez checadas, as informações seguem para consulta pelo usuário final. No caso das empresas de capital fechado, os dados são coletados diretamente pela equipe do Valor.

Além de reorganizar as informações presentes em cada balanço, padronizando-as, o Valor Empresas permite ao usuário consultar os documentos originais na íntegra, tornando possível o esclarecimento de eventuais dúvidas na interpretação de contas das demonstrações financeiras.

O novo serviço de informações de empresas do Valor também torna mais fácil a consulta de dados presentes nas notas explicativas dos balanços. Após avaliar os pontos mais observados por analistas de mercado, o Valor Empresas padronizou nas estruturas de contas informações antes disponíveis somente em formato de texto. Na ferramenta, o usuário encontra contas com maior nível de detalhamento.

A estrutura societária de cada empresa, apresentada em detalhes, é outra análise disponível no Valor Empresas. Companhias controladas e coligadas, quando existentes no balanço, estão organizadas de modo claro, facilmente acessível por analistas e interessados. É possível conhecer os nomes e as principais informações de empresas que aparecem nos balanços consolidados de outra companhia.

Para quem acompanha os preços de ações das empresas listadas em bolsa, o Valor Empresas apresenta todos os eventos que alteram a cotação dos papéis. Nesse bloco, o analista encontra informações organizadas sobre a distribuição de dividendos e o pagamento de juros sobre o capital próprio de uma companhia, por exemplo.

Mesmo recém-lançado, o Valor Empresas já deve ter sua primeira evolução em breve. Até meados do ano, será colocada no mercado a ferramenta Análise Comparativa. A novidade permitirá aos interessados obter em uma mesma matriz de dados itens extraídos de diferentes áreas do aplicativo.


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>