Geral
21/01/2013 11:16 - Consumidores sem dinheiro optam por produtos de marca própria
Cerca de dois terços dos consumidores de todo o mundo estão optando por produtos de marca própria dos supermercados em relação às versões de marcas empresariais quando se trata de novos itens, lançando a arena de bilhões de dólares em inovação como o próximo campo de batalha entre as redes varejistas e fabricantes.
Um levantamento realizado pela empresa de pesquisa Nielsen é o sinal mais recente de que os consumidores estão optando por mercadorias de marca própria, geralmente mais baratas, mesmo nos chamados produtos de "inovação" - uma área de bens de consumo que grupos, como Procter & Gamble, Unilever e Nestlé, têm procurado fazer a sua própria.
A tendência não é restrita aos consumidores europeus sem dinheiro: 63% a 64% das pessoas nas regiões Ásia-Pacífico e América Latina estão fazendo escolhas semelhantes.
A inovação tem sido um dos principais focos da indústria de bens de consumo enquanto as economias do mundo desenvolvido enfrentam dificuldades.
A americana Kraft Foods, por exemplo, lançou 40 novos produtos em apenas alguns meses desde sua cisão, em outubro, e que variam do molho de cebola Miracle Whip a chocolate de cereja aromatizado com manteiga de amendoim. A Unilever, fabricante anglo-holandesa de sorvete Magnum e xampu Dove, tem quase um terço de seu volume de negócios proveniente de novos produtos lançados nos últimos dois anos.
O foco e o investimento em inovação tendem a aumentar, apesar de registros fracos: para a Nielsen, isso "sugere que dois de cada três produtos são destinados a falhar".
O levantamento da Nielsen torna a leitura desagradável às multinacionais de bens de consumo, acostumadas a disputar entre si espaço sobre detergentes, doces e refrigerantes. Elas agora têm de lidar também com os supermercados.
As marcas próprias não decolaram tão nitidamente como o esperado quando a crise atingiu os mercados desenvolvidos em 2008. Mas as declarações recentes sobre o comércio no Natal feitas pelos supermercados do Reino Unido mostram que isso está mudando.
Ao divulgar balanço do primeiro trimestre na semana passada, a cadeia Sainsbury informou que as vendas de novos produtos de marca própria cresceram três vezes sobre os novos produtos de marcas conhecidas, em um ano que 3 mil itens novos ou melhorados estavam nas prateleiras no Natal.
Isso também ajudou as empresas que fazem esses produtos. A McBride, fabricante de produtos de marca própria do Reino Unido com operações na Europa e na Ásia, está pronta para lançar cerca de 60 novas linhas que podem contribuir em 100 milhões de libras esterlinas nas vendas, de acordo com a Investec Securities.
Segundo a Nielsen, os consumidores franceses são os maiores fãs de produtos de marca própria dos supermercado e valorizam novos itens, com 80% do total, em comparação os 59% dos consumidores do Reino Unido e de 64% dos consumidores americanos.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria