Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

18/01/2013 12:35 - Profarma compra Drogasmil e Farmalife

A distribuidora de medicamentos e itens de higiene pessoal Profarma fechou a compra das redes de farmácias Drogasmil e Farmalife e, com essa iniciativa, ingressa no varejo. A aquisição foi fechada por R$ 87 milhões.

Os recursos sairão do caixa da Profarma após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovar a operação. Segundo o diretor financeiro e de relações com Investidores da Profarma, Max Fischer, o valor final a ser pago descontará as dívidas existentes nas redes.

"Fechamos essa aquisição pela metade dos múltiplos atribuídos para empresas de farmácia negociadas hoje na bolsa", afirmou Fischer. De que forma ele conseguiu negociar um preço tão atrativo em um setor que vive um momento de consolidação e chama a atenção até de empresas internacionais ele não revela. "É segredo", brincou Fischer.

A Profarma está adquirindo 85 lojas que faturaram ano passado R$ 332,8 milhões e são concentradas no Rio de Janeiro.

"A maioria está em shoppings, o que lhes confere margens melhores, uma vez que eles não vivem a mesma situação das farmácias de rua que, no Rio, muitas vezes estão uma praticamente ao lado da outra", disse.

As marcas Drogasmil e Farmalife pertenciam à Casa Saba Brasil, que surgiu com essas duas aquisições em 2010. O grupo mexicano Casa Saba é líder no segmento de distribuição de produtos farmacêuticos em seu país e, recentemente, fez uma grande aquisição no Chile. Segundo Fischer, o grupo deseja concentrar seus negócios nesses dois países.

Fischer conta que o ingresso no segmento de varejo é uma terceira etapa de sua estratégia de crescimento, que já passou pela expansão geográfica e pela diversificação de produtos, inclusive de maior valor agregado.

"Não temos a pretensão de ser a maior no setor de farmácias, mas queremos ter uma plataforma relevante no mercado brasileiro", disse Fischer. Ele também informa que a Profarma continuará avaliando outras oportunidades de compra no setor.

"Nosso compromisso sempre foi manter nossa história de crescimento. Essa oportunidade agora está no setor de varejo, muito fragmentado no Brasil", disse.

A Profarma surgiu no Rio de Janeiro, há 51 anos. Fischer conta que entre os anos de 1996 e 2008 a empresa as etapas estratégicas importantes. Primeiro expandiu-se geograficamente e também através de aquisições hoje conta com 15 centros de distribuição espalhados por todo o país. Uma segunda etapa foi a diversificação dos negócios. A Profarma dedicava-se à venda apenas de medicamentos e expandiu sua atuação para itens de higiene e beleza. Também deixou de atender apenas hospitais privados ao adquirir uma empresa que prestava serviços para os públicos. E, com a compra da Arpmed, ano passado, passou a vender produtos de maior valor agregado, como medicamentos para o tratamento de câncer e dermatológicos.

No meio desse caminho iniciado em 1997, a Profarma ainda abriu o capital, em 2006, e convive com as cobranças do mercado para manter-se como uma empresa com história de crescimento.

"No nosso segmento, varejo e indústria têm as melhores margens. Agora deveremos aumentar as sinergias com os fornecedores, uma vez que nos transformamos em um parceiro que também tem o veículos farmácias", afirma Fischer. Há outras companhias no Brasil que têm atividades de distribuição e varejo, como a Dimed, no Sul.

A Profarma também deverá trazer para seus quadros um executivo com experiência no setor para tocar seu novo negócio.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>