Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

14/01/2013 09:48 - Japonesa testa loja de R$ 5,99 'meiga'

Daiso, rede oriental de produtos baratos com cara de desenho animado, abre em SP 1ª unidade própria na América Latina

Com faturamento anual de R$ 8 bi; empresa faz inauguração sem alarde para primeiro 'entender' consumidor brasileiro


O mercado "compre porque está barato, não porque precisa" andou enfraquecido, mas volta a ter forte competidor. A rede de lojas japonesa Daiso abriu sua primeira loja própria na América Latina, no centro de São Paulo.

A versão R$ 1,99 japonesa -na verdade, todos os produtos custam R$ 5,99 no Brasil; no Japão, são 100 ienes, que equivalem a R$ 2,31- vende de esponjas de banho a máscara de herói japonês e chama a atenção pelas cores vibrantes e a organização das prateleiras.

A rede tem cerca de 600 lojas no mundo, além das mais de 2.600 no Japão e faturamento de R$ 8 bilhões por ano. No Brasil, a loja foi inaugurada no último dia 22 e não teve anúncio nem festa.

O diretor da loja no Brasil, Keisuke Ohno, diz que a unidade é um teste de consumidor brasileiro, por isso a falta de anúncio e a restrição em divulgar o investimento inicial no país.

"Por enquanto estamos testando o local, o consumidor. Tentando entendê-lo melhor. A gente não sabia nada do mercado brasileiro, essa é um loja que tem principalmente essa função", afirma o diretor da rede japonesa.

E, aparentemente, o Brasil passou no teste. Ohno diz que as vendas têm sido ótimas. "[As vendas] estão muito acima do esperado. Tanto que estamos com dificuldade de repor os estoques", afirma.

O diretor conta ainda que, se tudo der certo, esta será apenas a primeira de muitas lojas no Brasil. "Vai demorar, mas a intenção é acelerar o investimento."

O Brasil estava na rota por estar no Brics, diz o diretor, mas, além do país, somente a China está no grupo e também tem lojas da rede -no total, são cinco lojas no país.

Segundo os empresários, por mês, no mundo, a rede abre de 20 a 30 lojas, contando as antigas japonesas que estão sendo reformadas e reabertas.

MADE IN JAPAN

Por ser loja própria, e não franquia, para cuidar de detalhes como a ordem dos produtos, a empresa trouxe funcionários do Japão.

Masahiro Taniguchi é o supervisor de unidade. Não fala uma palavra em português e poucas em inglês, mas está animado com a chegada à América Latina -a rede tem loja no México, mas é uma franquia.

Taniguchi diz que a melhor definição da loja foi a dada pelos americanos: kawaii. A palavra japonesa é usada para definir coisas "bonitinhas", meigas, com ar de desenho animado japonês.

Mas a loja também oferece utensílios de limpeza, de cozinha, de banho, ferramentas, artigos de jardinagem.

No Japão, a loja também vende cosméticos e produtos eletrônicos, mas Ohno diz que a burocracia para a venda destes produtos aqui fará que eles demorem mais para chegar ao Brasil.

Na Ásia, as lojas chegam a ter até 3.000 m². A do Brasil tem 600 m² e cerca de 15 funcionários -a rede ainda está em fase de contratação.

A falta de divulgação fez com que o sucesso da loja ocorresse principalmente pelo boca a boca na comunidade japonesa. "Sabemos disso. Os clientes japoneses estavam com saudades da loja", diz Ohno.

ORIGEM

A rede nasceu no Japão em 1977, fundada por Hirotake Yano. Na Ásia, a loja está presente em 12 países.

Os produtos são feitos em sua maioria (60%) na China. "Mas quem controla os produtos somos nós", diz o diretor. Os outros 40% de produtos são divididos entre Japão, Vietnã e Indonésia.



Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>