Geral
08/01/2013 11:33 - Empresa de pão de mel planeja expansão por meio de franquias
Expectativa da Água na Boca é abrir 25 quiosques e mais cinco linhas de produção para ganhar mercado em 2013
A receita de pão de mel da avó Fernanda fazia a alegria das tardes do diretor comercial Caio Prado. E o seu doce preferido na infância transformou-se no principal negócio da família. A empresa Água na Boca vende pães de mel para as principais redes de supermercado do País e agora investe na expansão da marca por meio de franquias. A expectativa é faturar R$ 16 milhões em 2013, 33% a mais que os R$ 12 milhões obtidos em 2012.
"Minha mãe tinha a receita da minha avó e meu pai teve a ideia de profissionalizar o produto, colocar código de barras, tabela nutricional e embalagem bonita para vender em supermercados, lojas de conveniência e padarias", conta Prado, que comanda a empresa ao lado da irmã, Paola.
O crescimento da empresa foi rápido. Ao fechar contratos com hipermercados como Carrefour, Zaffari e Walmart, por exemplo, a produção diária saltou de 100 unidades, em 2009, para 30 mil atualmente.
Agora, o negócio familiar pretende pavimentar a expansão por meio de franquias, novamente uma ideia trazida pelo pai de Prado. "Estávamos na fábrica e eu sempre peço para pegar um pão de mel que acabou de sair do forno para experimentar. Foi aí que meu pai teve a ideia: vender um pão de mel feito na hora, que ficaria muito melhor. Mas isso só seria viável se fosse em loja, em um quiosque", diz Prado.
Atualmente, a rede tem uma loja própria e quatro franquias nas cidades de Guarulhos, Campinas, Goiânia e Sobral, no Ceará. O plano é abrir outras 25 unidades até o fim de 2013. Para abrir um quiosque da marca, o investimento inicial é de pelo menos R$ 93 mil. A marca estipulou o tempo médio do retorno em até 36 meses e o lucro mensal oscila entre R$ 6 mil e R$ 12 mil.
Estratégia. As duas fábricas instaladas em Barueri, na Grande São Paulo, não conseguem atender todo o Brasil. Dessa forma, a rede também pretende aumentar o número de fábricas por meio do sistema de franquias. A ideia é fornecer a massa e o recheio para o franqueado cuidar da linha de montagem: assar, rechear, cobrir, embalar e distribuir os doces para redes de supermercado e outros varejistas.
De acordo com Caio Prado, o Brasil comporta 14 franquias do modelo, com investimento inicial de R$ 330 mil. Os planos são abrir cinco unidades em 2013.
Claudia Bittencourt, diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada em franquias, aponta que o franchising está evoluindo de todas as formas e as franquias de fábricas são uma tendência do setor. Segundo ela, a unidade pode cuidar de todo o processo de produção ou encerrar parte da montagem do produto. "Dependendo da região em que a fábrica está, ela não tem condições de atender o Nordeste, por exemplo, por uma questão de frete ou outros fatores. Nesse cenário, as franquias aparecem como uma alternativa para a rede traçar seu plano de expansão", afirma.
Veículo: O Estado de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria