Geral
07/01/2013 12:29 - Estoques baixos no varejo ajudam na retomada do setor calçadista em 2013
Otimistas, empresas apostam em reaquecimento da demanda interna para melhorar resultados neste ano
Com estoque sem baixa, após encomendas conservadoras no Natal de 2012, o setor varejista começa se reabastecer para encarar o ano e a Couromoda, que abre o calendário de feiras nacionais na próxima semana (13 e 17 de janeiro), é a promessa de reaquecimentodo mercado calçadista. Dados da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) mostramque, no ano passado, a indústria calçadista cresceu 3,2%, já descontados a inflação de 5,8%. Em número de pares, no entanto, a expansão foi menor, 1,9% no ano passado, em comparação com 2011.
As perspectivas para 2013 são mais otimistas. Apesar da difícil batalha contra os produtos asiáticos, as indústrias nacionais vêm fazendo a lição de casa para criar diferenciais e voltarem a competir, especialmente porque quando o assunto é calçado, o barato tem saído muito caro para empresas brasileiras. “O setor que mais sofre são de empresas que atuam abaixo do preço médio do setor (R$ 51,52)”, explica Francisco Santos, presidente do Grupo Couromoda. “Vendíamos volume, hoje vendemos qualidade, moda, produto de maior valor agregado. Isso os asiáticos não tem.”
Um exemplo dessa estratégia é a marca Democrata, que chegou a ter50%de seu faturamento provenientes de exportações — hoje é 25%. “Hoje nosso foco é trabalhar o mercado externocom parcerias e lojas de franquia”, afirma o gerente comercial da empresa, Marcelo Paludetto. “A Democrata também não encontrou uma vacina para o mal estar geral que atingiu o setor no ano passado. Tínhamos expectativas muito positivas, que não se consolidaram”, afirma Paludetto. A empresa espera ter fechado 2012 com aumento de 7% a 8% nas vendas. Porém, o cenário para 2013 será diferente. “Mudamos nossa estratégia, adequando a linha para ummodelo mais casual, confortável e despojado e devemos ter melhores resultados neste ano”, explica o executivo. A meta é sair de uma alta de 3% no volume em 2012, para 10% em 2013. “E, em consequência, ter um aumento de 14% no faturamento e brigar para manter as exportações no patamar de 25% da receita.”
A Crysalis também arrumou a casa para voltar a crescer. Fundada em 1971, a indústria de Três Coroas, Rio Grande do Sul, reduziu a produção no ano passado para focar em qualidade e melhorar o preço médio dos produtos. “O ano foi complicado para o setor, as empresas até tiveram aumento no faturamento médio, mas não em volume”, afirma Rafael Wilbert, diretor superintendente da Crysalis. “Tivemos um aumento de faturamento de 2%, que não cobre a inflação”, ressalta. Este cenário deve mudar. “Chegamos onde queríamos em produto, com melhor qualidade, design e logística.
Vamos ter uma recuperação em volume e emfaturamento”, diz Wilbert, ressaltando que a Crysalis atua na moda popular com preços médio na faixa de R$ 50 na fábrica e revenda de até R$ 130 ao consumidor. No entanto, a empresa ainda não tem planos de voltar a competir com força no mercado externo, que já representou 12% da receita da companhia e hoje está na casa dos 5%. “Depois das restrições aos produtos importados na Argentina o mercado ficou ainda mais difícil.”
Já a marca de Fernando Pires, queridinho das celebridades, por outro lado, tem planos de explorar melhor às exportações. “Após a feira (Couromoda) vamos efetivar nosso plano de franquias e incrementar nossa participação no mercado interno. Colhidos estes resultados, daremos ênfase às exportações”, afirma Maria Tereza Dores, sócia da marca. Atualmente as vendas de Fernando Pires somam R$ 400 mil por mês. A ideia é que esta cifra salte para R$ 1,25 milhão até a metade do ano que vem.
Veículo: Brasil Econômico

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