Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

20/12/2012 07:37 - A Tectoy tenta se reerguer no mercado de tecnologia

Insisto, logo existo


Com ação cotada a R$ 0,02, a Tectoy tenta se reerguer no mercado de tecnologia com tablets para crianças e artigos para bebês.

Com design visionário, que lembraria anos mais tarde o de um notebook, o minicomputador Pense Bem foi um sucesso estrondoso da Tectoy, no final dos anos 1980, até começo dos 1990. “O primeiro contato da criança com a informática desenvolve o raciocínio numa divertida brincadeira”, dizia o anúncio do aparelho, um dos primeiros lançados pela Tectoy. Na época, a empresa se beneficiava da reserva de mercado criada no final da ditadura militar. A chamada política nacional de informática, de 1984, impediu que multinacionais de ponta viessem ao Brasil, cabendo a indústrias nacionais, como a Tectoy, desenvolver inovação própria ou fazer acordos com as estrangeiras barradas.

A Tectoy se aliou à japonesa Sega, dona do videogame Master System e de personagens populares como Sonic, o porco-espinho azul. O produto foi um enorme sucesso. No entanto, em 1992, a lei protecionista expirou. O Brasil se abriu à chegada de gigantes do segmento. A tecnologia do Pense Bem não se renovou e o produto passou a ser visto como uma relíquia cult que divertiu crianças da época. Para piorar a situação, a Sega passou a ter problemas no mercado internacional. O console Saturn enfrentou a concorrência do poderoso Playstation, da Sony, além da tradicional arqui-inimiga Nintendo com o Nintendo 64. O último videogame da empresa parceira da Tectoy seria o Dreamcast, sucesso de crítica, mas não de público.

A Tectoy, no entanto, nunca desistiu e fez diversas tentativas para voltar. Na década seguinte, a Tectoy enfocou sua estratégia comercial nos aparelhos de DVD e karaokê. Houve também erros estratégicos nos produtos de ponta da empresa. Em pleno 2010, época em que os televisores de plasma e LCD se disseminaram com força, a empresa, numa recaída nostálgica, lançou tevês de tubo. Antes disso, em 2009, a companhia, que opera uma fábrica na Zona Franca de Manaus, chegou a voltar a apostar em videogames, numa parceria com a fabricante de chips americana Qualcomm, para a fabricação do Zeebo. O grande diferencial era que a plataforma não usava mídias físicas.

Os títulos só podiam ser adquiridos através de uma rede wi-fi. “Pirataria é um grande problema no Brasil”, disse Sérgio Bastos, CEO da Tectoy desde julho deste ano. O console não pegou e a rede sem fio de jogos foi desativada em 2011. Além desse mico, a Tectoy, que disputa com a depauperada Gradiente o troféu resistência, se transformou em motivo de chacota entre os jogadores por insistir até hoje no velho Master System. “O produto serve como primeiro videogame para as crianças”, diz Bastos. Para reerguer a empresa, que hoje tem sua ação oscilando entre R$ 0,02 e R$ 0,06 na Bolsa de Valores, Bastos aposta no lançamento de tablets para crianças.

O principal trunfo do Magic Tablet é uma parceria com a Disney e o conteúdo infantil derivado da marca do Mickey, como wallpapers, jogos e capas personalizadas. Bastos também aposta em produtos para bebês, em parceria com a americana Fisher-Price. Já estão disponíveis esterilizador de escovas de dente e umidificador de ar ultrasônico. Em ambos os produtos, Mickey toma o lugar que um dia foi do porco-espinho Sonic e passa a ser o principal promotor de vendas. A aposta para o ano que vem é ampliar esse segmento com sete novos produtos. “A Tectoy busca diversificação”, diz Bastos. “Vemos uma janela de oportunidade agora.”

 
Veículo: Revista Isto É Dinheiro

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>