Geral
19/12/2012 11:56 - Com preços mais baixos, brinquedos chineses dominam 60% das vendas no Brasil
Bem mais baratos que os produtos fabricados no Brasil, os brinquedos chineses correspondem a 60% do total de vendas do segmento no Brasil. A constatação é da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) e, segundo o órgão, os chineses lideram as vendas por conta do preço inferior e da farta e barata mão de obra.
Os fabricantes alegam que o alto custo da mão de obra no Brasil, comparado à China, e a pesada carga de impostos embutidos no custo de fabricação são o reflexo do atual quadro. De acordo com a Abrinq, 42% do custo (quase a metade) do brinquedo produzido no Brasil se deve à carga tributária.
"As fábricas brasileiras operam hoje com 60% de ociosidade. A gente está vivo só porque ainda dá para tentar mais um pouco", diz o presidente da associação, Synésio Batista da Costa. No Brasil, existem 523 fábricas de brinquedos em funcionamento atualmente com um total de 27 mil trabalhadores empregados.
Líder no segmento de brinquedos no Brasil, a empresa Estrela produz anualmente em suas três fábricas cerca de 18 milhões de produtos. O catálogo de produtos conta com 450 códigos de brinquedos distintos, sendo que cerca de 50% deles são renovados anualmente. As estatísticas favoráveis, no entanto, não são suficientes para crescer no setor.
"Houve uma avalanche de produtos importados. A indústria de brinquedos nacional foi praticamente varrida pela China. Toda a indústria chinesa de brinquedos é incentivada para exportação. O custo de mão de obra nosso é desproporcional em comparação com o deles", diz Aires Leal Fernandes, diretor de marketing da Estrela.
A Grow, outra gigante brasileira do segmento de brinquedos, produz cerca de 8 milhões de produtos por ano, entre quebra-cabeças, jogos de tabuleiro e bonecos de vinil e mecanizados, mas enfrenta problemas semelhantes diante da concorrência chinesa. Sua fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, emprega 650 trabalhadores.
Veículo: Diário de Pernambuco

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria