Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

07/12/2012 10:16 - Lojas se adaptam a novos padrões de consumo

As mudanças na sociedade são cada vez mais perceptíveis e constantes. Com isso é necessário que o comércio se adapte, para atender aos novos padrões de consumo e aos diferentes perfis de clientes. Isso é o que demonstra levantamento divulgado ontem pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas). Entre os principais aspectos que merecem a atenção dos lojistas está a necessidade de se investir em treinamentos da equipe de vendas, além da formação de um mix de produtos que inclua itens diferenciados, abrangendo diferentes faixas de preço.

A maioria dos lojistas afirma que as mulheres correspondem a 62,1% de sua clientela. Segundo o supervisor de Pesquisas da entidade, Eduardo Gonçalves Dias, a ascensão da mulher no mercado de trabalho foi o responsável por impulsionar o resultado. "Antes disso, o sexo feminino tinha um papel secundário, no que se refere às decisões de compra. Mas, hoje, ela muitas vezes já recebe a maior renda da casa, podendo ir às compras não apenas para satisfazer as necessidades e desejos da família, mas também os próprios", analisa.

Outra mudança foi observada em relação à orientação sexual. Segundo o levantamento, 83,9% dos lojistas têm clientes GLBT, sigla para gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. Dias acrescenta que o dado reforça a importância do grupo enquanto consumidor. Assim, o lojista precisa profissionalizar ainda mais seu atendimento, a fim de evitar qualquer discriminação ou preconceito. O público GLBT, segundo o estudo, tende a ser leal aos estabelecimentos que freqüenta, sendo que 45,8% afirmaram ser "altamente fiéis".

O estudo informa, ainda, algumas características específicas do comportamento de consumo do grupo. Parte significativa deles, 38%, são exigentes na escolha dos produtos. Entre os principais diferenciais observados está o atendimento exclusivo, 44,1%, seguido pelo preço, 24,9% e um mix diferenciado, 21,4%.

A fim de atender a um público cada vez mais amplo, 59,2% das lojas buscam oferecer produtos que abrange diferentes faixas de preço, incluindo itens caros e outros mais baratos, uma vez que a maior parte do público atendido, 46,5%, pertence à classe média. Tal camada da população demanda, em alguns momentos, artigos mais sofisticados e, em outros, bem mais simples. Em relação à raça, os empresários afirmaram que a parcela mais significativa dos seus clientes, 35,2%, são pardos, 31,5% brancos e 25,8% negros.

A Fecomércio Minas ouviu 300 empresários, de todas as regiões de Belo Horizonte, entre os dias 07 e 13 de novembro.


Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>