Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

03/12/2012 08:08 - Maiores exportadores de açaí para os Estados Unidos querem investir no mercado brasileiro

Comido junto com as refeições no Pará, a fruta tornou-se popular em outros estados do Brasil a partir dos anos 1980


Foi na última semana de 1999 que o americano Ryan Black desembarcou no Brasil. Apaixonado por surfe, escolhera o balneário de Porto de Galinhas para passar o réveillon. Tinha 25 anos e estava acompanhado do amigo Edmund Nichols, também americano, também surfista, também novato nos trópicos. Após alguns dias no litoral pernambucano, Ryan e Edmund foram apresentados ao açaí - fruta amazônica que até então desconheciam. Ficaram fascinados por aquela maçaroca roxa, gelada, servida em tigela, e muito benquista pelos esportistas. Então um jogador profissional de futebol americano - mas formado em Administração -, Ryan voltou aos Estados Unidos decidido a fazer da fruta o seu novo ganha-pão.

Em abril de 2001, após algumas visitas ao Pará - principal produtor de açaí no Brasil -, Ryan levou um contêiner com 20 toneladas de polpa congelada ao seu país de origem. Seria o primeiro de vários. Hoje ele é o maior importador de açaí dos Estados Unidos - e principal responsável pela ramificação comercial da fruta em outros países como Coreia, Japão e Austrália. De acordo com uma reportagem publicada pela revista americana "The New Yorker", sua empresa, a Sambazon (acrônimo de "samba" com "amazon") registra US$ 50 milhões anuais em venda. O grupo, encabeçado também por seu irmão, Jeremy, tem 200 funcionários, espalhados por Califórnia, Rio de Janeiro e Pará.

- Ainda contamos com dez mil famílias ribeirinhas que nos fornecem o açaí - lembra Ryan, de 38 anos, presidente da empresa. - Estão todos certificados, para sabermos exatamente de que fazenda vem a fruta.

Comido junto com as refeições no Pará, o açaí tornou-se popular em outros estados do Brasil a partir dos anos 1980. A "carreira nacional" deveu-se, em grande parte, aos preceitos alimentares instituídos por Carlos Gracie. Patriarca do mais importante clã do jiu-jítsu - e nascido em Belém do Pará -, Carlos usava o açaí como parte fundamental da dieta familiar. A fruta logo conquistou lutadores, surfistas e outros praticantes de esportes.

Nos Estados Unidos, no entanto, o açaí teve um começo penoso. Pelo aspecto exótico, a cor escura e o sabor que remete a terra, poucas distribuidoras se interessaram em comprar a fruta trazida do Brasil pelos irmãos Black. Apesar do esforço propagandístico de Ryan (que convenceu alguns chefs badalados de Los Angeles a fazerem receitas com seu produto), o açaí ficou relegado, por um tempo, à marginalidade nas casas de suco americanas.

Até que, em 2002, Jeremy Black recebeu uma ligação do dermatologista Nicholas Perricone, autor de dois best-sellers sobre tratamentos contra envelhecimento. Espécie de Augusto Cury do tratamento estético, Perricone buscava informações sobre o açaí para incluir em seu livro seguinte. No começo de 2003, "A promessa Perricone: três passos para você ficar mais jovem e viver melhor" foi lançado, contendo uma lista de comidas ricas em antioxidantes, fibras e vitaminas. No topo dos ingredientes citados por ele - alho, cebola e nozes incluídos - figurava a "zebra" brasileira.

O livro atingiu o primeiro lugar entre os mais vendidos nos Estados Unidos. O açaí alçou o estrelato - e não apenas entre jovens esportistas.

- É irônico que no Brasil o açaí seja visto apenas como um energético que engorda - alfineta Ryan, por telefone. - A fruta tem proteína, fibra, 30 vezes mais antioxidante que o vinho, por exemplo. É boa para a pele, para o cabelo. Quando as mulheres daí descobrirem o poder dela, vai ser uma febre.

Morador de San Clemente, na Califórnia, onde fica a sede da Sambazon, Ryan costuma vir ao Brasil quatro ou cinco vezes ao ano. Esteve no Rio no começo do mês, para tocar seus planos de investir no mercado brasileiro. Por ora, ele vende seu produto em algumas lojas da rede de supermercados Pão de Açúcar, sob a grife Tribal. No próximo ano, deve desembarcar por aqui com a marca Sambazon. Acha que o açaí vendido em casas de suco do Rio padece de exageros:

- Colocam muito guaraná e conservantes. E a polpa é sempre a mesma, porque é comprada dos mesmos produtores. Às vezes tomo açaí do Bibi Sucos e do Polis, mas, ainda assim, acho doce demais para o meu gosto.

O Ministério da Agricultura desconhece quantas toneladas de açaí são exportadas do Brasil por ano. Ryan tampouco revela números exatos, embora, de forma talvez exagerada, afirme que suas vendas se aproximam do centésimo milhar de dólar. A Sambazon tem dez produtos no mercado americano, dentre sucos, energéticos e suplementos. Há misturas de açaí com mate, chocolate e, claro, guaraná. Ryan também revende a fruta, sempre congelada, em formato de polpa, para multinacionais como a Anheuser-Busch e a PepsiCo, que desenvolveram refrigerantes a partir do açaí.

Desde 2005, Ryan e seus sócios (que, além de Jeremy, incluem o amigo Edmund, com uma participação minoritária) têm uma fábrica no Pará. É lá que toda fruta é transformada em polpa, até 36 horas após a colheita (período máximo que o açaí aguenta antes de apodrecer). De cada fruto recolhido, 95% são descartados, em função do tamanho do caroço. O que sobra é moído, congelado e enviado para os Estados Unidos.

Defensor ferrenho de sua fruta, Ryan afirma que, à diferença de outros produtos da agricultura, como a soja, o açaí não prescinde da degradação da mata virgem para ser plantado.

- A árvore do açaí é positiva para a floresta. Se nós conseguirmos fazer a árvore muito cara para ser cortada, nós poderemos salvá-la.


Veículo: Diário de Pernambuco

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>