Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

22/11/2012 10:30 - L’Oréal e P&G aderem ao 3D para a criação de novas embalagens

Software da Dassault Systèmes reduz tempo para desenvolver recipiente, além de simular exposição do produto em prateleiras



Desenvolver uma embalagem sem a necessidade de fabricar dezenas de protótipos. Seja pela economia ou mesmo pela praticidade, essa ideia esteve presente na cabeça de muitos executivos ao longo dos anos. Com a evolução tecnológica, a possibilidade saiu do mundo das ideias e se tornou realidade para muitas empresas.

Grandes companhias de consumo, como L’Oréal e Procter & Gamble já utilizam a tecnologia de softwares 3D para a criação de embalagens e até mesmo para testar a disposição nos diferentes tipos de gôndolas de lojas, farmácias e supermercados.

“As empresas têm buscado esse tipo de solução, principalmente por conta da praticidade de fazer todo o processo digitalmente”, afirma Philippe Loeb, vice-presidente da área de sistemas para bens consumíveis da Dassault Systèmes, maior empresa do mundo no desenvolvimento de tecnologias de três dimensões.

A L’Oréal, um dos principais clientes da Dassault nessa área, utiliza os softwares da companhia para a criação de novas embalagens. Além do designem três dimensões, a empresa utiliza os programas de simulação para testar a resistência do material e a possibilidade de deformação decorrente do manuseio do produto. “Desde que passamos a adotar esse sistema, fizemos uma grande economia, não só de dinheiro, mas também de tempo. O processo de design fica muito mais otimizado quando você elimina a necessidade de criar protótipos físicos”, afirma Pierre Gardet, executivo da área de design da L’Oréal. Segundo ele, por ser tudo digital, é muito mais simples realizar alterações no projeto conforme pesquisas com os consumidores indicam essa necessidade.

“O nosso próximo grande desafio é aumentar ainda mais essa questão colaborativa, criando formas de colher ainda mais as opiniões dos varejistas e dos consumidores finais”, completa Gardet.

O ganho de eficiência também foi o fator que mais chamou atenção da Procter&Gamble ao adotar os sistemas desenvolvidos pela Dassault para a elaboração de novos produtos. Antes de adotar o design virtual, a empresa precisava cumprir separadamente etapas como a criação da embalagem e a concepção de comoo produto deve ficar nas gôndolas do varejo. Agora, todos os departamentos trabalham paralelamente no mesmo projeto.

“Além de ser muito mais prático, ganhamos velocidade. E isso é fundamental, porque uma companhia que não é rápida para inovar acaba não conseguindo inovar de fato”, afirma Nils Mueler, executivo do departamento de TI da companhia americana.

 

Veículo: Brasil Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>