Geral
19/11/2012 11:34 - Varejistas apostam no quarto trimestre
O setor de vestuário está otimista em relação ao quarto trimestre. No período de julho a setembro, grandes redes varejistas já tiveram resultados positivos, mas apostam em números ainda mais altos nos últimos três meses do ano. A percepção é que o Natal de 2012 vai superar as vendas do mesmo período do ano passado.
Depois de um setembro fraco, a Lupo se surpreendeu com a recuperação desenhada em outubro: o faturamento mensal bateu recorde e avançou 13% sobre igual mês de 2011. Depois de um inverno mais quente que o usual, que prejudicou vendas e produção nos dois meses anteriores, o diretor-comercial Valquírio Cabral Júnior afirma que as encomendas do varejo para o fim do ano estão chegando "de última hora" e as lojas próprias da marca também mostram desempenho robusto.
"Só não faturamos mais em outubro porque chegou a faltar mercadoria", diz. As fábricas, de acordo com Cabral Júnior, agora operam com 100% da capacidade e, pela primeira vez em muitos anos, as férias coletivas dos funcionários serão adiadas em uma semana para atender a demanda extra. Para o executivo, tudo indica que este fim de ano será melhor que o do ano passado: nos dez primeiros dias de novembro, algumas lojas da rede venderam 17% a mais, em volume, do que em igual período de 2011.
Após crescimento de 22,2% na receita líquida de venda de mercadorias ante igual período de 2011, para R$ 803,3 milhões, e de 13,2% no conceito de vendas "mesmas lojas" - que considera as unidades abertas há pelo menos um ano -, a Renner mantém expectativa positiva para o setor de varejo nos últimos três meses de 2012. Conforme Adalberto Santos, diretor de relações com investidores, mesmo com a previsão de acirramento da competição no período, a companhia deve encerrar o quarto trimestre com expansão das vendas "mesmas lojas" superior à observada em igual período do ano passado, que foi de 5,6%. "O índice não será tão agressivo quanto o do terceiro trimestre (13,2%), mas será positivo", disse o executivo.
As vendas no conceito "mesmas lojas" da varejista Restoque, dona das marcas Le Lis Blanc, Bobô e John John, estão "claramente" melhores no quarto trimestre do que no terceiro, afirmou o presidente do conselho de administração da companhia, Márcio Camargo, em teleconferência com analistas e investidores. No terceiro trimestre, as vendas nas unidades abertas há mais de um ano caíram 6,8% em relação ao mesmo período de 2011.
A economista Ana Paula Bastos, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, diz que na capital o comércio e os serviços cresceram 7,3% entre janeiro e setembro. O aumento do endividamento das famílias, segundo Ana Paula, não parece obstáculo até agora. A perspectiva da câmara é de crescimento de 7% a 8% este ano no comércio e nos serviços.
Veículo: Valor Econômico

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