Geral
12/11/2012 11:57 - Batavo muda iogurte de copo e ganha mercado
Nos últimos dois anos, a Batavo, a marca de laticínios da BRF - Brasil Foods, vem trabalhando para reposicionar sua linha de produtos. A tática é aproximar o consumidor, essencialmente urbano, da natureza através de alimentos com apelo saudável. Na categoria de iogurte em copos, a mudança trouxe aumento de vendas.
Para redesenhar os produtos, contemplando mudanças de sabor, receita e embalagem, a equipe de marketing estudou biomimética, que dito de modo simples é a imitação da vida. Essa ciência que procura aplicar soluções da natureza ao cotidiano do homem foi inspiradora para a marca.
Na prática, a Batavo - terceira marca no mercado de iogurtes, com 10,9% das vendas, atrás das multinacionais Danone e Nestlé - criou uma nova receita para os iogurtes da categoria "copos" (170 g) que usa dez vezes mais fruta e dispensa corantes artificiais e açúcar. As embalagens transparentes, apresentadas em dez versões, foram desenhadas com cores suaves. A fábrica de Carambeí, no Paraná, onde são produzidos os iogurtes, recebeu investimentos de R$ 40 milhões para aquisição e adaptação do máquinário.
Do relançamento, em abril, até setembro, a categoria "copos" cresceu, segundo a empresa, 3,4 pontos percentuais, alcançando 15,9% de participação nesta categoria. O mercado total de iogurtes faturou R$ 5 bilhões em 2011; e cresceu 2% em volume e 8,2% em valor nos últimos 12 meses, segundo a Nielsen. "Isso indica uma tendência de mercado de agregar valor com inovações", diz a gerente de marca e inovação da unidade de lácteos da BRF, Roberta Morelli.
O consumo per capita de iogurtes no Brasil é de 6,5kg/ano de iogurte. Na Holanda, o consumo chega a 41,9 kg/ano e na Argentina 9,2 kg/ano, segundo dados de 2011, da Euromonitor. Diante do potencial de crescimento do mercado, a Batavo se entusiasma. "Nossa meta é brigar pela vice liderança em iogurtes", diz Roberta.
Além de iogurtes, a empresa, entrou no mercado dos queijos tipo mozarela e prato. Esse mercado gira anualmente 7 mil toneladas e R$ 7 bilhões. Para 2013 estão previstos mais três lançamentos.
O faturamento líquido da BRF em 2011 foi de R$ 26 bilhões, sendo 90% relativos ao negócio de carnes, e 10% referentes aos produtos lácteos.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria