Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

09/11/2012 11:21 - Lojas Renner foca no mercado nacional plano de expansão

Diferente das redes brasileiras que miram expansão internacional, ou por meio de franquias, a gigante Lojas Renner aposta no mercado tradicional e no conceito de loja-âncora em centros de compras para expandir. A intenção da varejista é acompanhar o crescimento do setor de shopping centers, que tem apresentado índices positivos de vendas e novas unidades neste ano. Prova disso, é que hoje, das 179 operações próprias da marca, 93% estão nesses empreendimentos (166 lojas).

A explicação dessa estratégia pode ser devido aos shoppings comportarem pontos de vendas de dois andares, com áreas de vendas maiores - uma das características da bandeira sulista. "A maioria dos nossos pontos de vendas estão nos shoppings, mas a Renner já conta com 13 lojas de rua", explicou ao DCI Adalberto Santos, diretor de Relações com os Investidores da empresa, sem mencionar as localizações.

Fundada em Porto Alegre (RS), a Lojas Renner teve o controle acionário adquirido pela J.C. Penney Brazil Inc., subsidiária de uma das maiores redes de lojas de departamentos dos EUA. Fato esse que garantiu à varejista se consolidar no mercado de vestuário e ser considerada uma das mais importantes lojas de departamento de moda fast fashion (moda rápida), no País.

Apesar de o setor estar sendo invadido por bandeiras internacionais, como, por exemplo, da também loja de roupas Zara, a Lojas Renner não perde tempo, e de janeiro a setembro inaugurou nove novos pontos de venda próprios, localizados nos principais shoppings de Porto Alegre, Belo Horizonte, Uberlândia, Belém, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Salvador.

Segundo Santos, só em outubro foram abertas sete novas lojas, e no acumulado do ano, foram inauguradas 16. "Entre setembro e outubro a Renner ampliou sua atuação com sete novos espaços, em regiões como Caruaru (PE) e Recife (PE); em Jundiaí, no interior de São Paulo; em Santo André, no ABC. No Sul, foram inauguradas lojas em Curitiba (PR) e em São José (SC) e no Rio de Janeiro", disse.

O executivo, questionado sobre a possibilidade de a rede partir para o sistema de franchising como forma de expansão, afirmou que a varejista não tem intenção nem projetos relacionados a abertura de franquias, assim como não pretende ter operações fora do País. "No momento, a Renner está concentrada na expansão em território nacional, onde há um importante mercado ainda para ser conquistado", como argumentou.

Ao que tudo indica, a bandeira pode querer pegar uma fatia maior da população de classe média - ou a nova classe C -, os 50 milhões de consumidores que têm maior poder aquisitivo e se mostram dispostos a gastar um pouco mais. Sem comentar as perspectivas de crescimento para este ano, Adalberto Santos, ressaltou o crescimento expressivo da receita líquida de venda de mercadorias, que neste terceiro trimestre chegou a R$ 803,3 milhões, índice 22,2% superior ao igual período de 2011.

Ao compararmos com os dados do ano anterior - em que a Renner arrecadou mais de R$ 2 bilhões na venda de mercadorias, alta de 16,7% em relação a 2010, é possível arriscar que a varejista continuará a crescer na casa dos dois dígitos em 2013

Iniciativas

Com o público-alvo pontuado em mulheres das classes B e C de 18 a 39 anos que gastam em média R$ 147,66, para se diferenciar das demais bandeiras existentes -como C&A, Riachuelo e Luigi Bertolli-, a sulista aposta em coleções diferenciadas. "A estratégia da Renner é oferecer moda de qualidade a preço competitivo, diferenciando-se ao proporcionar peças combinadas em conjuntos coordenados de roupas e acessórios conforme os diversos estilos de vida do consumidor", explicou.

Outra estratégia é a renovação das peças à disposição do consumidor, prática conhecida como fast fashion. "Com renovação frequente dos itens das coleções, a Renner tem expertise em traduzir as tendências da moda a cada estação", enfatizou o executivo.

Outra preocupação da rede para atender bem o seu público alvo é dar atenção à regionalização da operação, uma vez que a marca está em todas as regiões brasileiras. "A Renner se preocupa em atender ao público e por isso alguns itens podem ser comercializados especificamente em algumas regiões. Por exemplo, em algumas cidades do nordeste, a Renner faz uma campanha de São João [em junho e julho] direcionada ao público da região, bem como peças da coleção que são específicas a esse público", comentou o executivo.

Prêmio

Este ano, a Renner desbancou o Grupo Pão de Açúcar (GPA), ao ganhar o 10º Prêmio DCI às Empresas mais Admiradas, na categoria Comércio. Nos últimos três anos, o GPA havia foi o escolhido entre os empresários brasileiros.



Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>