Geral
08/11/2012 13:07 - Lojas compactas surgem para atuar em municípios menores
Ao pensar em pequenas cidades, que não comportam um modelo tradicional de loja, mas que têm grande potencial de consumo, o Grupo Ornatus investiu em um sistema de unidades compactas para municípios ainda sem shopping centers. Com investimento de aproximadamente R$ 12 milhões, a companhia apostou nas bandeiras Morana Econômica e Love Brands, uma parceria entre Balonè, Imaginarium e Puket. Com o novo formato, o grupo busca um consumidor, emergente e vivendo fora das grandes capitais do País.
Ourinhos, no interior de São Paulo, foi a primeira cidade a receber o modelo e já colhe os frutos de um mercado varejista em grande desenvolvimento. "A ideia é reduzir gastos de itens como mobiliário, instalações e até mesmo estoque, possibilitando a operação de nossas marcas em cidades de média e baixa população", explica Eduardo Morita, diretor de Negócios do grupo.
Com toda essa estratégia, o Grupo Ornatus, detentor das bandeiras Morana e Balonè, de acessórios femininos, e Jin Jin Wok e Jin Jin Sushi, de alimentação, espera fechar o ano com crescimento superior a 30%.
A loja Morana convencional, especializada em acessórios femininos, exige investimento médio entre R$ 380 mil e R$ 500 mil ao franqueado, incluindo o ponto comercial. No caso da Morana Econômica, o investimento total previsto é de R$ 180 mil, sendo possível atingir um número muito maior de investidores.
A taxa inicial de franquia da Morana Econômica é a mesma que a da Morana tradicional, estabelecida em R$ 30 mil. A diferença está nos investimentos com estoque e instalações, proporcionais ao movimento de uma cidade menor. "Vemos bastante interesse dessas cidades de média e pequena população. São, ao todo, quase mil cidades com essas características no Brasil e existiu um esforço conjunto do grupo para criar esse novo modelo de loja", conta Morita.
O diretor comenta que a primeira unidade desse tipo foi inaugurada em agosto, mas o projeto compacto começou a ser desenvolvido há cerca de um ano. "Hoje são quatro as lojas compactas em operação e ano que vem esse modelo deve crescer muito. Esperamos abrir de 30 a 40 operações ao ano e dentro de três ou quatro anos queremos ter, ao todo, 400 unidades da Morana, metade em lojas tradicionais e metade em lojas compactas", expõe.
De acordo com o empresário, o investimento da loja compacta em uma cidade menor deve ser amortizado em cerca de dois ou três anos. "Naturalmente a expansão maior do grupo agora se dará no formato econômico. Temos toda a classe C emergente e com poder aquisitivo maior, e esse movimento vem ocorrendo principalmente no interior, nesses lugares em que agora vamos entrar", declara.
Diferenças
Para chegar ao modelo compacto, algumas mudanças no projeto da loja original são necessárias. No entanto, Morita tenta garantir que o principal da marca esteja presente em qualquer um dos pontos de venda. "O mix de produtos muda um pouco, mas não perde a essência. Uma das adaptações, por exemplo, é ter estoque menor das peças mais caras", comenta o diretor.
Enquanto a loja Morana tradicional contabiliza cerca de 4.500 itens, a compacta tem entre 2.500 e 3.000 produtos. "Ela tem menor quantidade, mas as mesmas opções", diz Morita.
A marca ainda oferece a versão de quiosque da loja, também disponível para a bandeira Balonè, que exige um investimento ainda menor, entre R$ 80 mil e R$ 100 mil. "É uma opção interessante, no entanto mais vulnerável devido aos contratos de duração limitada com os shoppings", considera Morita. A opção quiosque, em um primeiro momento, está voltada para os empresários que já são franqueados da rede Morana.
Multimarcas
Com um conceito similar ao da Morana Econômica, a Love Brands é uma loja multimarcas fruto de uma parceria que reúne os acessórios femininos da Balonè, os produtos de design diferenciado da Imaginarium e os pijamas e acessórios da Puket. A intenção é trabalhar em cidades que não tenham franquias exclusivas de nenhuma das três marcas, cidades de 40 a 200 mil habitantes.
De acordo com o grupo, o projeto arquitetônico da loja, ao mesmo tempo em que respeita a identidade de cada uma das marcas, cria um padrão único para o consumidor final.
"O investimento para essa loja é de valor parecido ao da Morana Econômica, e a performance também deve ser similar. Temos visto uma procura muito grande", conta Eduardo Morita.
A expectativa do executivo é estar com 10 lojas abertas até o final do ano e ter mais 40 novas unidades no próximo ano. O foco inicial está no interior de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No entanto, em 2013 será aberta a expansão a todos os estados brasileiros.
Veículo: DCI

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