Geral
05/11/2012 08:30 - Invenção traz praticidade e mobilidade ao churrasco
Espeto movido a pilha vende em média 500 unidades por mês
Uma ideia simples, gerada há pouco tempo, em janeiro, alterou o foco profissional do administrador de empresas Luciano Kaefer, em 2012. Isso porque ao ver seu churrasco queimado por conta da falta de energia na churrasqueira rotativa de sua casa de praia, ele não descansou até encontrar a solução para resolver este tipo de surpresa desagradável. Nascia assim o EspetoFlex, que, em menos de um ano, atingiu média de vendas de 500 unidades mensais e já viabilizou a abertura de uma loja exclusiva em Porto Alegre para alavancar os pedidos online.
Fabricado em inox 304, o produto possui um micromotor giratório movido com quatro pilhas AA e regulagem variável entre 50 e 70 centímetros, que permite a utilização em qualquer ambiente, ao contrário das churrasqueiras rotativas. “As churrasqueiras elétricas nos obrigam a estar sempre por perto. Pensei em uma alternativa ou com bateria ou pilha, mas apenas com o objetivo de resolver um problema pontual e pessoal para que pudesse dispor de mais tempo com a família na beira da praia, enquanto o churrasco assava em casa”, comenta Kaefer, que ainda se diz surpreso com a aceitação.
Por isso, o inventor explica que, depois de montar o primeiro protótipo, as preocupações se voltaram à autonomia das baterias. “Se quatro pilhas fossem suficientes para um churrasco, estava de bom tamanho, pois não tinha pensado em nada para comercializar. Quando testei a carga para ver o tempo, percebi que tinha em mãos um produto diferenciado para o mercado gaúcho”, relembra. Isso porque o teste inicial demonstrou que a peça suporta até 6 kg de carne, com autonomia de 60 horas, com pilhas alcalinas, e de 20 horas com as comuns.
Ao colocar as vantagens na ponta do lápis, Kaefer ainda concluiu que um jogo de pilhas comportaria quatro churrascos, o que acrescentaria, em média, apenas R$ 0,20 de custo por assado. Com os dados, resolveu encomendar 100 unidades para avaliar a aceitação do mercado. Em pouco tempo, foram mais 300 e, em menos de seis meses, 700 unidades vendidas.
Agora, os pedidos de motores demandam lotes de mil unidades e, como a fabricante nacional já não conseguia atender à demanda, encomendou a primeira remessa da China em um lote com duas mil unidades. “O objetivo é ganhar escala para baratear o preço”, revela, ao lembrar que os primeiros exemplares custavam mais de R$ 200,00 e, atualmente, o preço está abaixo de R$ 170,00, com possibilidade de redução para R$ 130,00.
A comercialização, explica o criador, é feita por um site e uma loja exclusiva em Porto Alegre,que conta com três funcionários. O próximo passo será aumentar a média mensal de 500 para 4 mil unidades comercializadas. “Ainda existe muito espaço no mercado a ser explorado e planejamos um upgrade para torná-lo mais completo”, conta o administrador, ao revelar que um dos principais nichos do produto tem sido o de mercado de brindes corporativos.
De acordo com Kaefer, a meta é trabalhar em 2013 com versões mais completas do EspetoFlex, como a inclusão de novos recursos eletrônicos. Entretanto, para isso, ele planeja a ampliação do espaço localizado na avenida Protásio Alves e a contratação de mais 15 funcionários em regime permanente para centralizar as vendas e a montagem. “Estamos estruturando a empresa para trazer a fábrica para dentro de casa. Hoje compramos os insumos e terceirizamos em uma metalúrgica, que nos entrega a peça. No entanto, a montagem final, com a colação dos motores, é feita na loja. Todos passam por um teste de qualidade de quatro horas, antes de serem embalados”, explica.
Veículo: Jornal do Comércio - RS

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria