Geral
22/10/2012 10:45 - Balanço da Superminas supera as expectativas
Com a união da Amis e Amipão, o número de expositores também cresceu, passando de 370 para 450
A 26ª edição do Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação - Superminas Food Show parece ter superado as expectativas dos organizadores. No primeiro dia do evento, eles projetaram uma geração de negócios realizados na feira e a partir dela no patamar de R$ 1,3 bilhão. No entanto, o volume de compra e venda dos expositores e visitantes internacionais ficou acima do esperado e o valor deve ser ainda mais alto. A cifra ainda não foi fechada. O evento foi organizado pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) em parceria com a Associação da Mineira da Indústria de Panificação (Amipão).
O superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, informa ainda que representantes de cerca de 15 países estiveram presentes expondo e comprando no evento. No espaço de exposição internacional, cinco países apresentaram seus produtos: Argentina, Portugal, Indonésia, México e China. Rodadas de negócios completaram a participação internacional na feira. Elas contaram com a participação de dez países. "Nós estamos muito felizes com os resultados da Superminas e o destaque vai para os negócios internacionais fechados na feira, que superaram as nossas expectativas. Acreditamos que, com isso, o volume de negócios superou o R$ 1,3 bilhão que havíamos previsto", afirma.
O público ficou dentro do esperado, 65 mil pessoas. O número é 35,4% superior ao registrado no ano passado, que foi de 48 mil visitantes. O incremento se deve, principalmente, à parceria com a Amipão para a realização do evento. Até o ano passado, a feira contemplava apenas o setor supermercadista. A maior presença é de empresários do setor de panificação e supermercados de Belo Horizonte, mas a feira também recebeu caravanas de outras cidades, como Juiz de Fora (Zona da Mata), Três Corações (Sul), Guanhães e Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Nova Serrana (Centro-Oeste), Uberaba (Triângulo Mineiro), entre outros municípios. Também estiveram presentes compradores de outros estados.
A quantidade de expositores também cresceu, passando de 370 para 450. Para 2013, a expectativa é aumentar ainda mais esse número. Rodrigues afirma que indústrias de maquinário e equipamentos para padaria são as mais interessadas e destaca que as vocações agrícolas de Minas Gerais não estão em peso na feira. "Nosso Estado é conhecido pela produção de frutas e vários outros itens. Nós sentimos falta desses produtos na feira, que é uma grande vitrine para o Brasil e para o mundo", alerta. "Fica o chamado para o próximo ano", ressalta.
Panificação - O presidente da Amipão, José Batista de Oliveira, também comemora os resultados da Superminas. Foi a primeira vez que o setor de panificação participou do evento. "Nós conseguimos agradar a fornecedores e empresários da panificação. Hoje em dia as padarias e os supermercados são muito parecidos e muitos fornecedores são os mesmos, então essa união foi muito proveitosa", diz. Ele afirma ainda que a parceria irá continuar nos próximos anos. "Já estamos trabalhando para a realização do evento em 2013. Estaremos juntos de novo e espero que a gente possa fazer um evento ainda mais forte que o deste ano. Vamos buscar atrair mais fornecedores de equipamentos e insumos para padarias", completa.
Durante a 26ª edição da Superminas aconteceu a 62ª Convenção Nacional da Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip), com apoio da Amipão. A convenção reuniu um público de 250 pessoas, principalmente empresários, vindos de várias partes do país como Amapá, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, entre outras. Foram discutidos assuntos relevantes para a panificação, além de uma programação extensa com palestras motivacionais, clínicas tecnológicas e várias outras atrações.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria