Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

19/10/2012 12:02 - Leroy Merlin investe para driblar gargalo

A Leroy Merlin, varejista francesa de material de construção e decoração, decidiu investir em logística para evitar gargalos que, a curto prazo, possam atrapalhar os planos de expansão no Brasil. A companhia planeja quase dobrar o volume total de lojas no mercado brasileiro em cinco anos - são 28 unidades atualmente e a rede espera chegar a 50 pontos ao fim de 2017. Para sustentar esse crescimento, a companhia precisa reforçar a sua estrutura no país.

O ponto principal desse novo planejamento está nos centros de distribuição (CDs) da companhia. A varejista vai abrir um novo CD, o terceiro da empresa no Brasil, com 30 mil m2, no interior de São Paulo - o contrato deve ser assinado nos próximos dias e o nome do município ainda é sigiloso. O espaço deve ser alugado pela empresa.

Ao mesmo tempo, o atual centro da empresa, de 55 mil m2, em São Bernardo do Campo (SP), deixará de estocar mercadorias de baixo giro - esses itens com menor "saída" devem ser alocados no novo CD. Com isso, o centro de distribuição no ABC paulista, inaugurado em 2006, passará a receber apenas produtos de alto giro, cujo abastecimento às lojas acontece quinzenalmente.

A mudança acontece ao mesmo tempo em que a empresa finaliza um outro investimento nessa mesma área, no Rio de Janeiro. Trata-se de um centro menor, de 20 mil m2, que atende o Estado e começou a operar neste ano. "Ao se somar todos os investimentos em logística neste ano, o montante atinge R$ 30 milhões. Apenas no novo CD que será inaugurado em São Paulo, o desembolso será de R$ 12 milhões", disse ontem o diretor-geral da rede no Brasil, Alain Ryckeboer. "Se nós não nos reorganizássemos, haveria o risco de não atingir as metas para os próximos anos".

O ponto central dessa preocupação tem relação com o "índice de ruptura" da rede. Essa taxa mede a falta de produtos nas lojas e, quando o índice sobe, a empresa perdeu venda. O problema é que, muitas vezes, a ruptura nas lojas cresce porque o produto (já estocado no centro de distribuição) não chegou no ponto de venda. Ao criar depósitos e CDs para atender lojas mais rapidamente, essa taxa tende a cair, diz a rede.

Quando a varejista inaugurou o CD em São Bernardo, em 2006, o índice de ruptura da companhia estava em 3% - na época, a rede já considerava esse número alto e queria reduzir para 1%. Hoje essa taxa está em 8% (a cada 100 produtos, 8 deixam de ser vendidos porque não estão na loja). "Está bem alto. Queremos que caia para 2%", disse o diretor. Ryckeboer esteve ontem em uma das lojas da rede em São Paulo para conhecer o primeiro "drive thru" da Leroy na cidade. Trata-se de uma área externa da loja em que o cliente consegue entrar de carro e retirar o produto sem precisar sair do automóvel.

Dentro do planejamento desenhado pela empresa, os centros de distribuição passam a ter funções que se completam. O centro de distribuição menor, no Rio, atende as lojas do Estado diariamente. Já o centro em São Bernardo do Campo faz entregas a cada 15 dias, em média, e o novo CD, no interior de São Paulo, abastecerá as lojas de forma mais espaçada, com entregas acima de 30 dias - já que ele estoca itens de baixo giro.

Para os próximos anos, a companhia estima expansão média anual de 30% nas vendas - de janeiro a setembro deste ano, as vendas da rede cresceram 20%. Esse índice está abaixo da média prevista para os próximos anos porque em 2012, o mercado do varejo de construção perdeu fôlego, afetado pelo baixo crescimento da economia. A empresa não divulga faturamento, mas o mercado estima que a rede feche o ano com receita bruta de R$ 2,2 bilhões.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>