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15/10/2012 11:43 - Ciência e celebridade unidas para vender xampu
Uma empresa que faz produtos baseados em ciência avançada está alistando a atriz Jennifer Aniston para tentar melhorar as vendas de uma obscura linha de produtos para o cabelo.
Aniston, e seu corte em camadas e mechas louras que ficou famoso pela personagem "Rachel" da série televisiva "Friends", têm sido um ícone de estilo e uma influência poderosa na indústria da beleza há quase 20 anos. Como investidora na empresa, a Living Proof, e uma porta-voz, ela está para assumir um papel proeminente no marketing da marca, incluindo uma campanha publicitária que deve começar a gravar em novembro.
Os executivos da Living Proof esperam que a atriz, de 43 anos, ajude nas decisões sobre novos produtos, design de embalagens e outras áreas de negócio em troca de sua participação acionária, que se recusaram a quantificar, mas chamaram de "significativa".
A união de uma estrela de cinema a uma equipe de cientistas de primeira linha, incluindo Robert Langer, um dos inventores mais prolíficos da medicina, põe em destaque a grande dificuldade que uma empresa nova enfrenta ao se aventurar pela abarrotada indústria de produtos de beleza.
Num mercado saturado com ofertas que propagandeiam descobertas "científicas", a Living Proof originalmente pensou que suas credenciais do Instituto Tecnológico de Massachusetts, o renomado MIT, seriam suficientes para gerar interesse pela marca, mas acabou vendo que precisava de mais poder de fogo.
Aniston, fotografada à exaustão pelos paparazzi, tem associado seu nome a poucos produtos além de sua relação comercial com a linha de água Smartwater, da Coca-Cola Co.
"Fui abordada muitas, muitas vezes", disse ela numa entrevista ao The Wall Street Journal na sede da Living Proof, em Cambridge, Massachusetts, onde esteve recentemente visitando funcionários e capturando em vídeo sua reação à demonstração de produtos pelos cientistas. Aniston disse que estava feliz de trabalhar com uma marca de primeira linha pouco conhecida. "Sempre queremos ser parte de algo que é emocionante e autêntico", disse. "Não dá para ser mais interessante do que esses cientistas."
O cientista estrela da marca é Langer, professor e engenheiro químico do MIT, cujo trabalho aplica tecnologia como química de polímeros e engenharia de tecidos para combater doenças e já ajudou a criar duas dezenas de empresas. Uma delas, a MicroChips Inc., está desenvolvendo um microchip sem fio programável remotamente a ser implantado nas pessoas, em lugar de injeções dolorosas, para aplicação de remédios.
"Eu gosto do desafio científico", disse Langer. "Gosto de ver se podemos usar a ciência para resolver problemas."
A Living Proof nasceu em 2005, quando a Polaris Venture Partners, que forneceu financiamento de capital de risco para várias empresas baseadas em ciência desenvolvida no laboratório de Langer, o procurou com a ideia de formar uma empresa de cosméticos.
Jon Flint, sócio e gerente geral da Polaris, vinha lendo sobre a falta de inovação em produtos de beleza. Ele e um colega compraram uma série de produtos para o cabelo e pele e descobriram que muitos eram reformulações simples dos mesmos ingredientes. Produtos para cabelos frisados, por exemplo, eram em sua maioria à base de silicone, e a tecnologia não mudou muito em três décadas, disse ele.
Langer ficou intrigado. A Living Proof foi incorporada e contratou cientistas de fora da indústria de beleza. Langer, que também tem uma fatia não divulgada na empresa, é assessor científico.
Em 18 meses, os cientistas da empresa identificaram uma molécula chamada OFPMA que é uma barreira especialmente eficaz contra a umidade, a principal causa de cabelos crespos. Uma segunda molécula, denominada PBAE, produzida com química sintética e técnicas de robótica desenvolvidas no laboratório de Langer, tem propriedades que dão mais corpo ao cabelo.
"Quando você cria nova química e robótica, pode aplicar essas coisas a qualquer problema", diz Langer. "Eles me pediram para aplicar isso ao cabelo." Resultados favoráveis em testes levaram ao lançamento do produto em 2008. A linha já obteve menções positivas em várias revistas de beleza.
Em fins do ano passado, a Living Proof nomeou Jill Beraud, que já trabalhou na PepsiCo. e na Victoria's Secret, como diretora-presidente.
Aniston diz que está "fascinada com a abordagem científica" e ficou surpresa ao ver em um teste que o creme No Frizz deixou seu cabelo com "cachos lindos".
Veículo: Valor Econômico

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