Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

08/10/2012 11:02 - Rede am/pm está perto de faturar R$ 1 bi

A estratégia de transformar lojas de postos de combustível em pequenos supermercados de vizinhança tem funcionado para o grupo Ultra. A rede de lojas de conveniência da Ipiranga, controlada pelo Ultra, vai alcançar faturamento de R$ 1 bilhão em 2012 se continuar a registrar a mesma velocidade de crescimento dos últimos anos. Desde 2009, as vendas dessas lojas cresce a uma média anual de 24%, e não houve perda no ritmo. No ano passado as lojas de conveniência faturaram R$ 865 milhões, alta de 22% em relação ao ano anterior, informou Jeronimo dos Santos, diretor de varejo e marketing da Ipiranga, dona das lojas am/pm.

O total de pontos da rede am/pm, que ao fim de 2011 somavam cerca de 1,1 mil, chega hoje a 1,3 mil lojas no país, alta de 18% - repetindo o crescimento médio de inaugurações apurado nos últimos três anos. Desde 2009, a quantidade de pontos localizados dentro dos postos aumentou em média 20% ao ano. "Uma das questões que temos hoje passa por manter o ritmo de abertura de lojas dentro do mesmo ritmo de abertura de postos. A gente está tendo que correr atrás", disse Santos.

A Ipiranga tem 6,2 mil postos de combustível no Brasil hoje e 1,3 mil lojas de conveniência. Portanto, a participação da rede am/pm na base total de postos chega a 21% (de cada cinco postos, um tem uma loja de conveniência). Em junho de 2011, essa taxa estava em 18%, como a empresa informou na época. Aumentou, mas dá para fazer esse percentual crescer mais rapidamente. "Nas áreas urbanas do país, excluindo as rodovias, há 4,3 mil postos Ipiranga, e há potencial para colocar lojas de conveniência em metade desse total de postos", disse o diretor da empresa.

Atualmente, nas cidades brasileiras há 1.261 postos urbanos (fora de rodovias) com lojas am/pm. Com base na conta do executivo, haveria, portanto, espaço para mais cerca de mil lojas de conveniência no país. Essa conta é fundamental dentro da estratégia de aumentar a rentabilidade dos postos. A Ipiranga calcula que postos com lojas da am/pm faturam 22% a mais do que postos em que não existe a loja. "O tráfego de clientes aumenta e, consequentemente, o tíquete médio sobe. É uma conta sem erro", disse Antonio Coriolano, sócio da RetailConsulting.

Essa ampliação da base de lojas tem que acontecer ao mesmo tempo em que a empresa tenta diversificar o formato. Nessa linha, a rede começou neste ano a abrir espécies de minipadarias nas lojas de postos com menos de 50 metros quadrados. Em unidades com até 100 metros quadrados, já existem padarias que chegam a ocupar 20% da área das lojas. Mas os pontos menores não ofereciam o serviço até o começo do ano. A Ipiranga opera hoje 110 padarias nas lojas am/pm. Elas conseguem ampliar em até 40% o faturamento da loja.

A empresa controla todo o processo de distribuição dos produtos da loja. Dois centros de distribuição, em São Paulo e Rio Grande do Sul (com 10,2 mil metros quadrados no total), estocam mais de 250 milhões de itens comercializados ao ano. Quarenta caminhões terceirizados são responsáveis pelas entregas pelo país e uma equipe de 40 pessoas visita todas as semanas as 1,3 mil lojas da rede. São "consultores de negócio" que orientam e prestam assessoria para os responsáveis pelas lojas.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>