Geral
08/10/2012 11:01 - Dermage reduz custo de novo modelo de loja
Depois de lançar neste ano um site para vender seus produtos, a rede de produtos dermatológicos Dermage percebeu uma demanda em várias cidades do país. Para acelerar sua expansão para outros Estados, a empresa decidiu criar, então, um novo formato de franquia e acelerar sua expansão. A nova loja tem apenas maquiagem e produtos para tratar a pele.
O novo modelo custa ao franqueado R$ 127 mil. O antigo formato, com mais variedades de produtos e fórmulas receitadas por médicos, tinha custo de R$ 217 mil.
No novo formato não há necessidade de contratação de um farmacêutico, segundo norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para farmácias e para lojas que vendem produtos de manipulação.
Das 10 lojas que a Dermage está abrindo neste ano, nove são no formato novo, diz Viviane Soares, diretora de marketing da rede.
A empresa que cresceu 12% em faturamento no primeiro semestre, espera chegar a 25% de expansão no fim do ano com a estratégia. Em 2011, a Dermage faturou R$ 57 milhões e espera atingir R$ 71 milhões este ano. A companhia, que emprega 70 pessoas, tem uma rede de 16 lojas próprias e 20 unidades franqueadas.
O plano para este ano é abrir 10 lojas franqueadas: uma em Vitória, outra em Maceió, duas em Salvador, uma em Brasília, duas no Interior de São Paulo, uma Belém, uma em Goiânia e outra em Curitiba.
No ano que vem, o projeto é mais ambicioso, serão 40 franquias. O objetivo é atingir 100 em cinco anos, segundo conta Ilana Braun, vice-presidente da marca e filha da fundadora, a bioquímica Lisabeth Braun.
As cidades são escolhidas de acordo com a demanda já detectada, com a população existente e com a quantidade de médicos dermatologistas.
A empresa, fundada por Lisabeth Braun em 1978 numa farmácia de manipulação e batizada de Dermage em 1990, cresceu graças à demanda dos médicos.
A estratégia de Lisabeth Braun foi desenvolver como marca própria os produtos mais receitados pelos médicos. Depois, com estudo, partiu para desenvolvimento de produtos próprios.
A empresa possui uma fábrica no bairro carioca de Bonsucesso. Hoje só 20% do que é vendido pela Dermage é produto receitado por médicos, diz Ilana. A linha de maquiagem já representa 30% das vendas.
No ano passado, a companhia também fechou contrato com redes de drogarias. Apenas 24 dos 160 itens vendidos pela Dermage podem ser encontrados nas lojas das redes Drogaraia, Drogasil, Onofre, Drogaria São Paulo; na Venância, no Rio de Janeiro; e na Panvel, de Porto Alegre.
Veículo: Valor Econômico

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