Geral
08/10/2012 08:52 - Pão de queijo, fruta e cosmético são objetos de desejo dos russos
Pão de queijo e frutas tropicais são os produtos que consumidores russos familiarizados com coisas brasileiras gostariam de ver nas prateleiras russas.
Na pesquisa feita pelo consultor de comércio bilateral Sérgio Lessa, também aparecem os cosméticos naturais.
Das frutas brasileiras apreciadas por esses consumidores, apenas mamão "gold" e manga "gold" são exportados para lá em quantidades significativas.
As demais provêm de outros países. Por exemplo, a carambola vem da Malásia e a banana é proveniente da América Central.
Entretanto, uma única empresária russa está fazendo sucesso com a importação de açaí (leia texto na pág. B7).
Quanto aos produtos de beleza, segundo Lessa, um grande filão pode se abrir para exportadores brasileiros, pois na Rússia há uma grande procura por cosméticos naturais, que são extremamente difíceis de encontrar no mercado russo, tanto entre as marcas internacionais como entre as russas.
Carnes de boi e de porco e açúcar dominam 70% das exportações
Embora as perspectivas para as exportações de produtos industrializados para a Rússia sejam boas, os valores são ínfimos se comparados aos das commodities.
De janeiro a agosto, o Brasil exportou US$ 15 milhões em calçados para a Rússia e US$ 1,5 milhão em joias e pedras lapidadas. Só a carne bovina chegou a US$ 765 milhões, ou 45 vezes mais que os artigos de luxo.
Os três principais produtos vendidos para a Rússia -carne bovina, açúcar e carne suína- respondem por 70% da receita de exportação.
Tamanha concentração deixa a balança comercial vulnerável às barreiras sanitárias impostas pelos russos.
Neste ano, as exportações são prejudicadas principalmente pelo embargo à carne suína -que provocou retração de 63% nos embarques.
Pedro de Camargo Neto, presidente da associação dos exportadores de suínos, acredita que a entrada da Rússia na OMC pode intimidar a adoção de barreiras sanitárias. "Mas não haverá mudança rápida e drástica", diz.
Veículo: Folha de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria